Olá Visitante | Cadastre-se | Esqueci a senha
 

Buscar por                 Todos

Facebook Twitter Youtube rss InstagramPinterest
- 16/08/2012 10h10 - Ocimar Barbosa

Centenário de nascimento do empresário Fernandes Prolungati 16 de agosto de 2012


Um centenário em dose dupla é comemorado em Pindamonhangaba neste ano. Junto a Avenida Furtunato Moreira, que em 2012 se torna centenária, um de seus mais ilustre moradores também completa 100 anos de vida: Fernandes Prolungati.

Nascido em 16 de agosto de 1912, o "seo " Fernandes agora só descansa, após ter dedicado quase uma vida inteira à suas atividades profissionais e a criar os sete filhos que nasceram do casamento com a saudosa  esposa, Dona Maria.

Com a ajuda do genro Fran, "seo" Fernandes balbucia alguma coisa do que consegue lembrar da antiga  cidade de Pindamonhangaba. São imagens provavelmente quase fragmentadas num cantinho da memória, que ainda insistem em vir à tona.

Na Fortunato,  rua onde sempre viveu: "Essa era uma rua só de bambus (Fortunato Moreira), dos dois lados ... minha casa ficava sozinha aqui... a cidade era toda pra lá... "
Ele lembra que havia dois riachos: um ribeirão, hoje canalizado, que vinha da lagoa onde é a antigo recinto de exposições da Expovap e passava no terreno ocupado  agora por  um supermercado. O outro caminho d' água, Ribeirão Tabau, também canalizado, passa nas proximidades do Edifício Barão de Itapeva e do Bar do Ademir"

Dentre tantas atividades, esse senhor centenário trabalhou em ramos de horti-frutis com Antero Moreira, e com material de construção na casa Moacir Freire. Foi também o responsável pela construção da famosa chaminé da antiga Cerâmica São Geraldo, hoje transformada em ícone de um projeto cultural.  Mas a atividade em que mais se destacou foi na produção de pisos e produtos de cerâmica, quando fundou a Fábrica de Ladrilhos Fernandes Prolungati. Várias casas da cidade são decoradas com os ladrilhos produzidos em sua indústria.

Embora muito vaga, outra de suas reminiscências guarda imagens  do antigo traçado da linha férrea. Até meados da década de 40 a velha Maria Fumaça ficava onde hoje passa uma estreita rua denominada "Tribuna do Norte".

A casa Fernandes Prolungati é a mesma onde ele nasceu, há 100 anos, na esquina da Fortunato Moreira com a rua Cônego Tobias. Sentado em sua cadeira, o pai de Luiz, Marice, Maria Helena, Marisa, Alípio, Francisco Carlos e Cristina contempla mais um fim de tarde de seus 36.525 dias de vida que hoje totalizam.

Certamente, seu coração deve guardar uma certeza inconteste e pulsa em forma de mensagem: "Missão praticamente cumprida, caro Fernandes!"

Outras Noticias :
Visite nosso site : https://www.taubate.sp.gov.br/xomosquito/
Visite nosso site : http://estreladeprata.com.br/
Visite nosso site : http://churrascariagramadosp.com.br/
Visite nosso site : http://www.hotelfazendapedaserra.com.br
Visite nosso site : https://www.facebook.com/estampariasilkecia/?fref=ts
Visite nosso site : http://erkmagazine.com.br
Visite nosso site : http://motopinda.com.br/
Visite nosso site : http://www.vita.com.br
Visite nosso site : http://www.voardebalao.com.br/
Visite nosso site : http://www.teleseguros.com.br/
Visite nosso site : http://www.lojapecasauto.pt
Visite nosso site : http://www.saframa.com.br
Visite nosso site : http://www.vilellaimoveis.com.br/
Visite nosso site : https://pindamonhangaba.sp.senai.br/
Visite nosso site : http://goldenmotos.com.br/
Visite nosso site : http://www.acipinda.com.br/
Visite nosso site : http://www.agoravale.com.br/larissacorretora
Mapa do site
Desenvolvido por CMC Multimídia | Tel.: (12) 3645-2300 / 3522-2400 | Cel: 9 9112-8686
Copyright 2001-2017 - CMC Multimídia - Todos os direitos reservados
Carregando...
Receba as notícias do AgoraVale
Produto incluído no carrinho com sucesso!