Guaratinguetá comemora mais um aniversário de fundação

No dia 13 de junho de 1630, o bandeirante Capitão Domingo Luiz Lemes inaugurou no alto de uma colina uma capela em louvor à Santo Antonio


GuaratinguetáGuaratinguetá (Foto : Arquivo AgoraVale)

Uma das mais antigas cidades do estado de São Paulo, Guaratinguetá comemora mais um aniversário de fundação nesse dia 13 de junho, data que também coincide com o dia de seu padroeiro, Santo Antonio. Privilegiada pela sua posição geográfica, entre serras e cortada ao meio pelas águas do Rio Paraíba, a cidade é berço de grandes personalidades, desde médicos, poetas e compositores, artistas plásticos, mas também por dar ao Brasil o único presidente da República nascido no Vale do Paraíba.

Há 387 anos, nesse mesmo dia em 1630, o bandeirante Capitão Domingo Luiz Lemes inaugurou uma capela em louvor ao santo. Oficialmente, no dia 13 de fevereiro de 1651 o povoado foi elevado à categoria de Vila. Portanto, pode-se dizer que Guaratinguetá é o primeiro núcleo habitacional que surgiu no Vale do Paraíba.

CatedralCatedral (Foto : Arquivo AgoraVale)

Para registro histórico, no entanto, o Livro do Tombo da igreja católica considera a fundação de Taubaté em 5 de dezembro de 1645, como a primeira organização urbana oficial da região.

Cidade sagrada - Guaratinguetá deu ao mundo o primeiro Santo Brasileiro, Frei Antonio de Sant'Anna Galvão. O território do município abriga ainda o fato histórico de ter sido, há 300 anos,  o local do encontro da imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição nas águas do Rio Paraíba do Sul, que veio a tornar-se a Padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida.

Origem da Padroeira – No ano de 1717, uma grande autoridade passaria pela cidade de Guaratinguetá mas a comitiva era grande e não havia recursos para oferecer uma lauta refeição aos visitantes. Foi então que dois pescadores saíram com a missão de conseguir peixes para os recepcionados. A missão, no entanto, era difícil.

Os dois homens recolheram das águas, primeiramente, uma imagem sem cabeça de uma santa, e em seguida a cabeça que a completava. Na sequência, passaram a recolher peixes e mais peixes e encheram a embarcação. Na freguesia, o fato foi considerado um milagre da santa encontrada, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Santa Aparecida.

Filhos Ilustres – a cidade viu nascer em suas terras filhos ilustres como o primeiro presidente eleito do Brasil, Rodrigues Alves, o músico e violonista Dilermando Reis, o professor de língua portuguesa Pasquale Cipro Neto e ainda o médico cardiologista e pioneiro nos transplantes de coração no Brasil, dr.  Euríclides de Jesus Zerbini.

Polo cultural - No setor educacional, destaca-se pela força de suas instituições de ensino como as faculdades Nogueira da Gama e a FEG (Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá) além de outras escolas de ensino superior. No município está instalada ainda a Escola de Especialistas da Aeronáutica – EEAER, no bairro do Pedregulho.

Carnaval de GuaratinguetáCarnaval de Guaratinguetá (Foto : Arquivo AgoraVale)

Carnaval de rua
- A cidade também se destaca pela força de seu carnaval de rua, com desfiles de blocos e numerosas escolas de samba que atraem grande número de visitantes durante os festejos de Momo. Participam do desfile principal na Avenida João Pessoa as seguintes agremiações: Unidos da Tamandaré, Acadêmicos do Campo do Galvão, Embaixada do Morro, Bonecos Cobiçados, Mocidade Alegre do Pedregulho e Beira Rio da Nova Guará.

Futebol – Guaratinguetá também sempre se destacou no futebol profissional. No passado, a  Associação Esportiva - seu estádio ficava na Rua Pires Barbosa - chegou à elite do Campeonato Paulista em 1960. Atualmente, a cidade é representada nos gramados pela equipe do Manthiqueira que disputa a Segunda Divisão de Profissionais.

O Jornalismo AgoraVale saúda o alegre povo guaratinguetaense por mais essa data festiva.