Proteger a Natureza dá trabalho?

Natureza, proteção, profissões


Muito se diz e se ouve sobre a Natureza, desde que há uma necessidade preocupante de protegê-la para as futuras gerações até quem diga que toda essa balela não passa de uma grande farsa hollywoodiana para enriquecer algumas poucas figuras dos mais diversos cenários.

Mas o que faz algumas pessoas pensarem que todos os fatos naturais, globais e locais, não são reais? Como pensam nesta vertente? Pesquisas já não são tão importantes para configurarem maneiras óbvias de como agir em prol do meio ambiente?

Tem-se, claro, que desmistificar alguns choques de consciência que foram retratados durante anos por organizações não-governamentais que, ao se colocarem diante de uma plataforma de petróleo, por exemplo, perdem noções do que realmente é o impacto ambiental e acabam, por ingnorância do ser, prejudicando toda uma cadeia produtiva.

Mas como questionado, proteger a Natureza dá trabalho?

Muitos ecólogos, biólogos, oceanógrafos, agrônomos, engenheiros ambientais e florestais, diriam que sim. Claro que no mais simples pensamento, remete-se ao seu ofício, ao seu trabalho e ao seu dia a dia.

Porém, o SIM que tantos profissionais irão dizer é a resposta da qual surgem novas perspectivas da realidade do planeta Terra. São destes profissionais que a realidade da Natureza pode ser tomada ponto a ponto, colocada em gráficos, tabelas, numerada e assim, desmistificando atos covardemente publicados ao mundo e gerando riqueza de argumentos para trabalhar a verdade sobre a realidade do meio ambiente.

A atualidade vem mostrando que, por exemplo, a cada semana, a cada mês, um novo evento meteorológico diferente vem acontecendo no Brasil, dando "trabalho" aos oceanógrafos de plantão em suas bases de pesquisa para a geração de dados de confiança sobre a realidade dessa Natureza, e como proteger tudo o que engloba este ente. Num outro caso, são biólogos que constatam o desaparecimento de espécies de aves ou mamíferos por toda a extensão da Mata Atlântica do Brasil, protegendo a fauna e a flora,  e fazendo o seu trabalho.

Mas e para os leigos? Basta apenas não usar o canudo de plástico? Não comer cação? (cação é o nome comercial do tubarão, em qualquer de suas espécies). Plantar uma árvore no Dia da Árvore? Limpar a Praia no dia de Limpeza de Praia? Tudo isso já deu trabalho! Muitos pensariam...e pensam.

Contudo, sabe-se que, onde há trabalho, há vida, e onde há motivos para garantir a existência desta, sempre haverá a necessidade de protegê-la.

E a Natureza é vida, sendo assim, dá trabalho sim, tentar inserir a consciência de proteção à tal para que, não em uma próxima geração, mas nesta, os objetivos de profissionais que trabalham com a Natureza sejam convertidos em desenvolvimento, realidade e sabedoria sobre o meio ambiente para todos.

E que o trabalho prospere!

  • teste
  • teste
  • teste
anuncio