Atitudes para o Inverno

Inverno, Atitudes, Consciência


O Inverno deu as caras e as blusas e casacos saíram do armário, mas a estação mais fria do ano traz algumas discussões. Há quem goste e diga que no Inverno tudo fica mais aconchegante com um bom chocolate quente e uma bela sopa, mas há quem prefira os dias mais quentes, com muita praia ou à beira-rio para refrescar.

Ser sustentável e contribuir para um meio ambiente sadio nesta época do ano, para a maioria das pessoas é mais difícil, pois os banhos mais demorados, os gastos maiores com energia elétrica, a difículdade de fazer coisas ao ar livre e o consumo em geral aumenta de uma forma significante.

Por conta disso, listadas estão, algumas dicas de atitudes para o Inverno que podem ser tomadas sem maiores danos, para preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida:

  • Troque as lâmpadas normais por fluorescentes. Caso você não consiga aproveitar a luminosidade natural, a troca das lâmpadas trará uma economia significativa. 
  • Feche as janelas com o vidro e deixe as cortinas abertas. Assim aproveita-se mais a luminosidade do dia.
  • Diminua o tempo do banho. É um momento propício para o desperdício de energia elétrica e também de água.
  • Lave e passe as roupas apenas uma vez por semana. Isto ajuda na economia de água e também de energia elétrica.
  • Compartilhe e doe roupas. Muitas pessoas que necessitam de mais atenção nesta época do ano e o frio, literalmente, mata. Além de contribuir para uma sociedade melhor, pensar no próximo esquenta o coração e pratica-se o consumo responsável. Doe roupas e cobertores para instituições, veja se não possuem mais tanta utilidade.
  • Se policie quanto ao uso de aquecedores. Utilize o tempo necessário para que o equipamento aqueça aquele ambiente.
  • O inverno é um momento muito adequado para o plantio de hortaliças. Além de ser uma economia financeira, fazer uma horta em casa se tornou algo fácil.
  • Acenda velas no banheiro. O ambiente nesta época geralmente é o mais frio da casa, as velas trazem um ar mais aconchegante, o que ajudará a diminuir o tempo no banho.

É fácil, basta adquirir estes hábitos e passar as dicas adiante. Em qualquer época do ano devemos cuidar e preservar nosso meio ambiente.

Atitudes simples podem fazer uma grande diferença.

anuncio