O que é e como iniciar uma startup

O que caracteriza uma startup é o fato dela investir em um produto inovador


Quando se fala em algum projeto ou empreendimento na era digital, não se trata apenas de criar um site ou um canal no Youtube. Investir em uma startup também representa uma alternativa viável de negócio.

Ao navegar na web você provavelmente já leu algum texto ou se deparou com algum vídeo onde o termo startup é mencionado. Isso é normal, pois o termo "startup" está cada vez mais comum em nosso dia a dia.

O mais interessante é que mesmo sem saber exatamente o que uma startup significa, é fato que o nosso cotidiano sem elas seria bem diferente?

O Uber, que gradativamente se tornou uma alternativa no transporte urbano das cidades brasileiras é um exemplo de vários empreendimentos que um dia foram startups.

Uma breve definição do termo "startup"

Mas ainda assim, o que é uma startup? Bem, esse termo há décadas já é utilizado nos Estados Unidos, porém, aqui no Brasil ele passou a ser pronunciado em conversas de empreendedorismo em meados da década de 90.

Algo normal, visto que foi nesse período que a internet aos poucos foi se inserindo em nossa rotina e também no dia a dia das empresas. Porém, de uma maneira geral, é possível dizer que startup é uma empresa dando os seus primeiros passos rumo ao crescimento.

Além disso, o que caracteriza uma startup é o fato dela investir em um produto inovador, com elevado potencial de desenvolvimento e com um modelo de negócio escalável, ou seja, que já pode ser usado por várias pessoas de modo imediato.

Por isso, não é de se surpreender que o advento da internet semeou o terreno para várias startups florescerem, pois a web auxilia a aproximação do serviço oferecido com o público.

Sendo assim, não estranhe o fato de que uma salinha com apenas duas pessoas e um computador possa ser uma startup conquistando um espaço no mercado.

Uma startup também tem como característica apresentar uma replicação rápida dos seus produtos, sem exigir grandes custos em comprometer o crescimento da empresa. Em suma: startup é a prova de que uma ideia simples costuma ser a mais eficiente.

Como iniciar uma startup

Vimos aqui que uma startup geralmente inicia graças a uma ideia simples, ou seja, inicia com algo óbvio que estava na frente de todo mundo, mas apenas poucos viram a oportunidade.

Ter uma ideia é a parte fácil, o problema é saber como executá-la, sem atropelos e de maneira organizada.

Além disso, é normal que uma startup inicie com o auxílio de um projeto na web. Por isso é importante criar um blog ou um site. É aí também que uma boa hospedagem de site e um registro de domínio se tornam relevantes.

Sendo assim, logo abaixo colocamos algumas dicas básicas para aqueles empreendedores que almejam iniciar uma startup.

Faça as pessoas precisarem da sua ideia

Reza a lenda que se Henry Ford quisesse criar algo que as pessoas necessitavam naquele momento, ele não iria desenvolver carros, mas sim, charretes com melhor qualidade.

É com esse pensamento que se inicia uma startup. Pense em algo inovador e veja que, em pouco tempo, muita gente estará se perguntando "como as pessoas conseguiam viver sem isso no passado".

No entanto, para a sua ideia se configurar em um modelo de negócio compatível com o conceito de startup, é preciso ver se ele é escalável.

Nunca deixe de aprender

Além de ter a ideia de negócio, fique atento para o atual momento do mercado. Pesquise quais são as tecnologias que fazem sucesso no momento, fique atento para o que pode ser uma tendência no futuro e estude conceitos de administração.

Encontre parceiros

O embrião de uma boa ideia pode ter brotado no seu cérebro, mas é sempre bom contar com a ajuda de alguém para encontrar novas possibilidades para a sua ideia, ver onde está bom e onde pode melhorar.

Uma startup não necessita ser um batalhão de pessoas. Não são raras as startups que surgiram na sala de uma universidade ou na garagem da casa de alguém.

Utilize o poder da internet

Não foi por acaso que as startups se proliferaram, pois se hoje em dia há algo capaz de disseminar tão bem uma ideia ou o uso de algum produto novo, esse algo é a internet.

Por isso, contar com boas ferramentas de Marketing Digital e uma empresa de hospedagem de site confiável ajuda muito na expansão do seu produto ou serviço inovador, facilitando que ele seja escalável.

Conclusão

O que a empresa de transporte espacial como a SpaceX (isso mesmo, aquela do Elon Musk), e o que a Spotify (que dispensa apresentações) possuem em comum? Deram os seus passos iniciais como startups.

Portanto, ao ter uma ideia para lançar um serviço ou produto inovador, siga os passos certos para torná-lo escalável. Uma ideia só se torna boa quando é executada da maneira correta.