Como iniciar uma conversa secreta no Facebook Messenger


Facebook Messenger tem um recurso útil para garantir a privacidade das conversas. Assim como ocorre no Telegram, o mensageiro do Facebook tem a possibilidade de iniciar conversas secretas entre duas pessoas. Em celulares com Android e iPhone (iOS), a função serve para quem não quer que mensagens importantes sejam vistas por outros. Além disso, os chats privados ficam visíveis dentro de um prazo definido pelo usuário.

Na criptografia de ponta a ponta, apenas os usuários envolvidos na conversa têm acesso às mensagens. Esses dados recebem códigos que impedem invasores de visualizar o conteúdo das conversas do aplicativo. Nenhuma informação é salva em servidores do Facebook ou dentro do próprio app. Veja como iniciar uma conversa secreta no Facebook Messenger.

No iPhone

Passo 1. Abra o Facebook Messenger e inicie uma conversa. Em seguida, toque sobre o nome do contato, no topo da tela.

Passo 2. Acesse a opção “Conversa secreta”. Nesse momento, quando o chat estiver aberto na tela, toque no ícone de relógio, no canto inferior.

Passo 3. Defina o prazo que a mensagem ficará visível após ser visualizada por seu amigo. Depois disso, digite a mensagem e envie normalmente.

Passo 4. Uma tarja preta aparecerá sobre a mensagem após vencer o prazo definido anteriormente. Perceba também que o chat secreto é independente, mantendo-se ativo mesmo quando há um bate-papo convencional com o mesmo contato.

No Android

Passo 1. Entre em uma conversa e toque sobre o ícone “i”, no canto superior direito.

Passo 2. Toque em “Conversa secreta” e escolha a opção “Ativar”, para que você possa iniciar conversas criptografadas.

Passo 3. Toque no ícone de relógio, no canto inferior direito. Nesse momento, defina o prazo de expiração da mensagem, que será iniciado no momento que for visualizada pelo destinatário. Em seguida, toque no ícone do teclado para voltar à digitação da mensagem. 

Passo 4. Por fim, escreva a mensagem e envie normalmente. 

Aproveite a dica para garantir que conversas secretas fiquem registradas apenas na memória.