4 benefícios que a URA traz para a sua empresa

A URA oferece diversos benefícios para o seu negócio.


Todo empreendedor quer que a sua empresa cresça sem comprometer a qualidade do serviço oferecido. Manter os antigos clientes satisfeitos e buscar por novos são sempre objetivos de qualquer negócio.

E não há nada mais frustrante para o consumidor do que não conseguir encontrar os canais de comunicação da empresa abertos e disponíveis. O atendimento URA, por exemplo, é um serviço que garante que os telefones corporativos não enfrentem problemas de congestionamento de linhas.

Além de dar um ar ainda mais profissional para o seu negócio, a URA também tem outras boas vantagens, como redução de gastos e tempo de espera das linhas.  Nunca ouviu falar da URA e não imagina o quanto pode ser rentável para o seu empreendimento? Nós reunimos algumas dicas sobre os benefícios desse serviço.

O que é URA?

A URA é uma Unidade de Resposta Audível. Não faz ideia do que seja? Tudo bem, mas provavelmente você já até falou com ela... Quando ligamos, por exemplo, para um call center de banco, é necessário disponibilizar, logo de início, algumas informações como número do cartão, CPF e data de nascimento.

Estas informações são disponibilizadas justamente para a URA, que é uma espécie de voz digital que consegue entender e também disponibilizar diversas informações.

Quando surgiu?

Falar com uma voz digital parece uma coisa muito futurista, mas, na verdade, as primeiras empresas começaram a investir nesse sistema já na década de 1970. No início, algumas agências bancárias ofereciam essa função para os clientes consultarem, por exemplo, o saldo disponível.

A URA, naquela época, era muito cara e não foi para frente. Só voltou a ser utilizada na década de 1980 e também servia, basicamente, para o atendimento de clientes.

Como funciona?

A URA é um sistema inteligente que permite diversas interações com os clientes. Há várias formas de utilizar a URA. Então, por exemplo, é possível utilizá-la para o atendimento receptivo do cliente, isto é, quando o consumidor liga para a empresa e informa alguns dados para esta voz digital. Esta é a URA ativa.

Há também a chamada URA reversa, que é quando a empresa liga para o cliente e esta tecnologia oferece alguns dados, como faturas e boletos em aberto. Mesmo nesta opção, a empresa deve manter a possibilidade do cliente falar com um atendente humano.

Benefícios da URA

A URA oferece diversos benefícios para o seu negócio, nós elencamos alguns. Vamos a elas!

1. Redução de custos

A digitalização dos atendimentos é uma forma de reduzir custos para o seu empreendimento. Não sabe como?

Bem, o contato humano-humano é mais suscetível a erros. Então, por exemplo, para coletar as informações mais básicas, o atendente pode ter que ficar por mais tempo na linha, gerando mais custos com o serviço telefônico.

Além disso, a quantidade de mão de obra necessária para os primeiros atendimentos também é menor, já que o primeiro contato passa a ser feito pela máquina.

2. Tempo de espera

É muito comum ligarmos em algumas empresas e não sermos atendidos logo de cara. Ninguém gosta disso e, geralmente, as pessoas tendem a desistir se, dentro de poucos minutos, elas não obtêm nenhuma informação.

Mas as empresas só deixam os clientes em filas de espera porque não têm atendentes disponíveis para coletar as informações, dúvidas, etc. A URA agiliza esse processo e não deixa que os clientes fiquem esperando por muito tempo nas linhas telefônicas.

Se esse procedimento é muito positivo para as empresas, é também muito assertivo  para os clientes que ficam menos irritados e estressados com o tempo perdido no telefone.

3. Atendimento personalizado

Uma das grandes vantagens para o seu negócio é poder personalizar o atendimento, ou seja, se sua empresa tem um mix de 6 produtos, é possível criar  6 opções de assistência, por exemplo.

Direcionar o cliente para atendentes que vão resolver problemas específicos, além de ser mais profissional, também ajuda o consumidor a ter uma melhor experiência com as interfaces da empresa.

4. Identificação

Assim que o cliente entra em contato com o call center da sua companhia, é possível saber exatamente quem está falando, já que é feita a identificação através de dados como CPF, data de aniversário e nome completo.

O mesmo acontece com a URA reversa, quando a empresa entra em contato com o consumidor. É possível pedir que alguns dados sejam confirmados para ter certeza que se está em contato com quem de fato se deseja.

O benefício, neste caso, é focar na pessoa certa e, com isso, evitar a perda de tempo no atendimento.