Superar a violência


Estamos vivendo o tempo da Quaresma. Como em todos os anos, neste período, a oportunidade de celebrar a Campanha da Fraternidade. Neste ano somos convidados a refletir sobre a superação da violência.

Trata-se de um grande desafio, pois a cada dia, experimentamos a intolerância das pessoas através de tamanha agressividade e diversos sinais de morte. O valor da família está em jogo e é exatamente na família que se pode construir a dignidade de uma pessoa, seu valor e seu caráter.

E como falar de superação da violência quando as pessoas caminham, a passos largos, para as indiferenças, o egoísmo exacerbado, a agressividade em todas as suas mais diversas formas?

Como Igreja, somos portadores de uma mensagem libertadora, uma mensagem que precisa provocar o bem e a paz nos corações humanos. Mas o próprio Cristo encontrou essa indiferença, corações fechados e dispostos a condená-lo. Não seria deferente com os seus discípulos. Nos dias atuais, continuamos a levar essa Palavra aos corações não tão diferentes. Evangelizar tem o seu preço!

A maneira mais convincente de falar do bem é testemunhando isso em nossas atitudes mais concretas. Como estamos vivendo a prática do bem em nossas palavras, nossos gestos ou nossos julgamentos?

Não podemos perder muito tempo em ensaiar nossas atitudes, mas viver com mais ousadia e criatividade a arte do Evangelho. O Senhor conta conosco! Ele conta com você!
Que sejamos construtores de uma nova sociedade, de um tempo novo onde reine o amor e o bem! Que essa Campanha da Fraternidade nos inspire a essa nova postura.