Seguimos nossa Quaresma!


Como é bom ter a consciência que nossa caminhada com Cristo é uma travessia. Toda travessia impõe movimento e todo movimento não nos deixa estacionar nas posturas, idéias ou esquemas. Como é bom desafiar-se diante do novo!

Jesus também continua convidando-nos a percorrer com Ele o caminho que um dia fez em Emaús (Lc 24, 13-35), como companheiro de caminho, partilhando os acontecimentos da vida e as experiências que as pessoas vivem a todo instante. O encontro com Jesus é sempre um encontro surpreendente, quando deixamos nossas vidas serem encontradas pela sua palavra.

Assim como aqueles discípulos em Emaús tiverem suas perspectivas de vida mudadas, o mesmo pode e deve acontecer conosco, quando tivermos a coragem de expor pra Jesus tudo o que precisamos falar de nossas ansiedades, nossos medos, nossas desesperanças... e deixar que Ele fale ao nosso coração.

Uma vida é mudada quando nosso grito toca o coração de Deus! Lembre-se do povo de Israel, quando diante da miséria e do sofrimento que viviam, clamaram a Deus e Deus os escutou. É preciso deixar os ouvidos atentos, pois a qualquer momento, Jesus nos dirá: “Levanta-te e anda!”

Nosso seguimento não pode ser um seguimento somente emotivo, mas um compromisso que muda e envolve toda a vida, todo o nosso ser. Orar com os lábios, mas também com o coração: é a vida transformada em atitudes.

O que hoje precisa radicalmente ser mudado em mim? Como enfrentar a coragem de deixar que essa mudança se radicalize em mim? Toda mudança é trabalhosa, mas o resultado pode ser surpreendente.

Sigamos nossa caminhada quaresmal, deixando que todo esforço pessoal, alcance a santidade que tanto precisamos! Que o Senhor nos encontre nessa bonita e significativa travessia penitencial da vida!

728x90