Revesti-vos de sentimentos de compaixão


Escrevendo aos fiéis que viviam em Colossas, Paulo os convida a essa novidade em Cristo, a deixarem-se envolver pela plenitude de Cristo que nos leva a uma vivência do amor e da justiça. Podemos chamar, a essas palavras, de uma síntese de moral dentro da vida doméstica, dentro da comunidade, pois como eleitos de Deus, santos e amados, devemos nos deixar revestir pela compaixão, pela bondade e humildade, pela mansidão e paciência (cf. Cl 3, 12), e sabemos o quão difícil é viver tais comportamentos em nós. Cada dia a mais, parece que estamos num mundo de pessoas grosseiras, impacientes, prepotentes e tudo isso torna difícil expressar essa mansidão que a Palavra nos propõe. Mas esse é o desafio que segue os passos de Jesus. Seria estranho nos identificarmos como cristãos e ter as mesmas atitudes mesquinhas de muitos que partem para a injustiça e violência como bandeira de vida.  

Pedimos que essa Palavra habite em nós. Queremos tomar posse e nos esforçar sempre para que Deus encontre, em nossos corações, um terreno fértil, capaz de receber essa semente e gerar vida e fruto. Tudo isso conseguimos pela ação do Espírito Santo que sopra onde quer. Queridos amigos e queridas amigas, tenhamos a coragem de dar um passo mais decisivo em nosso comportamento cristão. Não nos nivelemos pela maldade do coração de muitas pessoas, mas como São Francisco, tenhamos a coragem de levar a paz onde está o conflito, o perdão onde está o ódio, o amor onde tudo parece ser o mau. Atitudes assim podem nos ajudar a respirar a paz, a sonhar um tempo de esperança, a não desanimar de construir o bem. Atitudes pequenas são portadoras de grande transformação social, mas é preciso que alguém dê o primeiro passo. 

Vamos escolher hoje atitudes mais nobres em nossos corações? Hoje eu e você podemos deixar o mundo mais leve. É preciso acreditar! Não ensaie muito, não deixe para depois o que a vida pede urgência! Está em nossas mãos o início de um novo tempo de mais esperança e paz nos corações humanos