O convite é do Senhor Jesus


Numa das suas mais significativas expressões, o beato João Paulo II assim se expressa: “Jesus é a Palavra que Deus tinha para dizer ao mundo”. Creio que essa frase consiga expressar o intenso amor de Deus por todos nós, pois tudo o que Cristo disse, ensinou e fez, foram palavras e atitudes que devolviam as pessoas ao seu mais rico sentido de viver. Por isso que Jesus caminhava pelas estradas, pelas margens dos rios, pelos templos, em algumas casas e sua atitude era sempre olhar com misericórdia e curar os corações feridos.

O convite do Senhor é único e direto – “segue-me”. “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me” (Mt 19,21). Tal seguimento se passa pela cruz, mas a cruz não é o ponto final e sim o caminho para a ressurreição. O Senhor Jesus se apresenta como a ressurreição e a vida, para que todos tenham vida em abundância.

É impressionante a sensibilidade de Jesus diante da debilidade, da enfermidade, das fragilidades, das carências... A fé em Jesus nos ensina que vale a pena defender o inocente, o oprimido e o pobre, que vale a pena sofrer para diminuir o sofrimento dos demais. Por isso o caminho é difícil e são poucos os que passam pela porta estreita. O caminho da vida fácil e das comodidades é sempre mais atrativo.

Jesus nos convida a sermos servidores da vida no seu caminho, fazendo dos nossos corações uma casa para todos, onde as diferenças sejam superadas e o respeito humano seja nossa bandeira.

O convite é do Senhor Jesus!