Fraternidade e vida: dom e compromisso

Campanha da Fraternidade no tempo da Quaresma em 2020


Neste ano de 2020, a Igreja no Brasil nos propõe, no tempo da Quaresma, a vida como dom e compromisso para nossa Campanha da Fraternidade. É um tema muito pertinente, diante do lema: "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10, 33-34), pois, recorda-nos a Palavra de Deus, que Cristo veio para que todos tenham vida e vida em abundância.

                Eis o grande desafio para os discípulos do Senhor, em tempos onde o egoísmo parece ocupar o centro dos corações, construindo pessoas indiferentes ao sofrimento humano e insensíveis às necessidades dos irmãos.

                Realizar essa grande caminhada quaresmal, um importante retiro de oração e penitência, pode nos sensibilizar ao sentido da vida, como dom a ser cuidado por nós e como compromisso a ser assumido por todos.

                São muitas as oportunidades que temos, dia a dia, para exercer atos de bondade e justiça, aproximando-nos daqueles que mais necessitam e, dessa forma, gerar uma sociedade mais solidária e justa. Como é triste ver o sofrimento humano e como nos sentimos impotentes diante de tamanha dor.

                Aproveitemos, caros irmãos, dessa Campanha da Fraternidade, para nos deixarmos provocar pelas palavras do Evangelho, quando Cristo se mostrou próximo dos doentes, dos pecadores, dos órfãos, das viúvas, de tantas pessoas que estavam "jogadas" à beira do caminho, esperando um olhar, um aperto de mão, uma assistência que devolvesse a eles o bem-estar. É a atitude do samaritano que demonstrou amor e cuidado para com seu próximo.

                Que nossos corações sejam mais sensíveis ao amor pelos sofredores, como bem testemunhou Santa Dulce dos Pobres, o rosto sofrido, mas cheio de esperança do povo brasileiro.

               

 

anuncio