É tempo de festa junina


Algo que acho fascinante na nossa cultura é essa diversidade de elementos culturais que temos para oferecer. Num só país, quantas alegorias podemos oferecer para que todos possam viver o lado bom da vida e que todos merecem.

É época da tradicional festa junina, tão presente na cultura brasileira, com suas peculiaridades nas danças, decorações e nas guloseimas. O frio característico dessa época nos aproxima da fogueira, um dos componentes centrais dessa festa e nos faz viver boas horas de convivência e alegria.
Como é bom recordar, trazer na memória festas vividas, tempos passados, momentos que se eternizaram em nossas mentes. Gosto de recordar as muitas festas que frequentei, na escola, no oratório, no quintal da minha casa e da casa dos meus avós, as comidas boas que degustei, as quadrilhas que dancei, as boas conversas...

A festa junina tem essa magia, essa roupagem que lhe é própria, que se reveste de tantos detalhes cuja finalidade é agregar elementos culturais e religiosos juntos. É tempo de festejar São João e Santo Antônio, o santo considerado “casamenteiro” pela tradição popular.

Como seria bom se tivéssemos mais motivos para celebrar, se as pessoas em meio as dificuldades, nunca deixassem de proporcionar momentos assim, para que a vida se tornasse mais leve, mais apaixonante.

Desejo boas festas! Vamos nos dar a oportunidade de festejar nossa cultura, nossa tradição e que o Bom Deus nos dê um pouco mais de esperança e fé na vida, com a intercessão de Santo Antônio e São Pedro e São João!

anuncio