Um Deus do bem


Ainda que, muitas vezes, associemos o mal com Deus, sabemos que Deus não quer, não faz e nem provoca o mal, Ele só permite que aconteça o mal em vista do bem que pretende tirar. Existe uma medida para o mal que Deus não permite ser superada.

Não podemos nos esquecer que o sofrimento é também próprio da vida divina. E precisamos aprender que, diante do mal, não podemos fugir, ter medo, rebeldia, fatalismo, mas a fé que se expande na esperança, combatendo o mal com o bem, que nos leva a experimentar a compaixão. Jesus não ignorou o mal em sua vida, mas assumiu o plano de Deus até a cruz, para vencer a morte e ser ressurreição para todos.

Por isso, muitas vezes queremos explicações para o mal, para as perdas, mas precisamos responder com esperança e com amor. Deus compartilha o sofrimento humano em Jesus, como sinal de compaixão.

Por isso o Deus da nossa fé é um Deus do bem! Deus que busca tirar o bem do mal, nos educando e nos fazendo crescer cada vez mais.

Podemos dizer que o mal é um estágio de passagem e que nos leva a um crescimento espiritual no bem que desejamos. Deus é misericordioso, ainda que duvidemos nos momentos mais difíceis da vida ou que acompanhamos na vida de tantos sofredores.

Como podemos responder ao mal? Toda a Sagrada Escritura nos ajuda a entender que o amor pode ser uma resposta ao mal. Foi assim que Cristo nos ensinou. Foi assim que os primeiros apóstolos continuaram a missão de Jesus e é assim que somos hoje chamados a continuar.

Busquemos o bem de Deus! O Deus da nossa fé que é dispensador do bem!