Google e a Intuição

Não existe o certo ou errado em copiar uma estratégia bem sucedida, mas vale avaliar as peculiaridades de cada negócio, desde o foco, até a posição geográfica do negócio.


GoogleGoogle O que os gigantes têm a nos ensinar?

Não conheço os bastidores do Google, mas pelo que pude pesquisar (e demonstrarei mais abaixo), pode dar um grande indicativo das ações que geram resultados além da normalidade.

Qual a fórmula mágica para ter sucesso em um empreendimento, independente da sua área de atuação?

Cada caso tem as suas características particulares, e o que pode ser excelente para um caso, pode não ser funcional para outro, mas uma boa linha de conduta poderá fazer toda a diferença.

A cópia é válida?

Não existe o certo ou errado em copiar uma estratégia bem sucedida, mas vale avaliar as peculiaridades de cada negócio, desde o foco, até a posição geográfica do negócio.

Extrair algo que está dando resultados não é falta de competência, pelo contrário, é sair da casca e olhar para novos horizontes. Tirar a visão do seu pé, e olhar para onde outros pés caminham.

Inovar, não apenas gerar algo extremamente novo e revolucionário, mas também, o simples gesto de melhorar aquilo que faço hoje. O olhar para fora do meu negócio já se trata de inovação.

Uma empresa que inova sempre terá maior longevidade, pois o movimento é vida.

Até aqui só relatei o óbvio, o lógico. Apesar destas informações, acrescentarem algo para algumas pessoas.

O fato mais importante que eu quero demonstrar é simplesmente a "lógica" dos fenômenos.

Observem que tudo evolui, e toda evolução está ancorada no maior e melhor benefício para o todo e para todos.

Uma evolução sem um benefício geral estará incompleta. Se a civilização caminha com este escopo, e apesar de altos e baixos, o refinamento acontece, assim pode-se tomar esta essência como modelo evolutivo.
Mas estamos falando de negócios, empresas. O que tem a ver evolução civilizatória com negócios?

Tudo! Tudo tem conexão, e todo comportamento se repete em todas as áreas de atuação do ser humano. São estas vivências que geram a evolução no ser humano. Um pedaço de aprendizado de cada situação.

Aprendendo com o Google
Aqui segue um trecho de um artigo extraído deste link, que tive conhecimento ontem (meus créditos ao site): https://conteudo.startse.com.br/educacao/redacao/os-4-pilares-da-metodologia-de-trabalho-do-google/

1. Liberdade com responsabilidade
Uma das coisas que o Google mais valoriza são as pessoas. É por isso que muitos dos benefícios de trabalhar na empresa são conhecidos e amplamente difundidos, como a liberdade de horários, o ambiente descontraído de trabalho e outros.
Segundo José Papo, a multinacional considera que o maior ativo das empresas de tecnologia são os chamados "criativos inteligentes" (smart creatives). "Eles não são só os desenvolvedores de software, são todos que trabalham criando coisas, de qualquer área. São engenheiros, publicitários, marqueteiros...", explica.

Dessa consciência nasce a primeira premissa do Google: para trabalhar com pessoas extremamente criativas e inteligentes, você precisa ter liberdade de atuação. "Toda a nossa organização se baseia nesse primeiro princípio, que é liberdade com responsabilidade", define o gerente.

Diretrizes para o Comando

Façam uma analogia com este texto da minha obra relativa ao empresário:
Você é a pessoa mais poderosa do seu negócio, então, você tem a visão mais completa sobre ele, assim você tem autonomia para tomar decisões que podem alterar o rumo da empresa.

A sua Intuição realizará mudanças importantes no conjunto. Lembrando que a sua empresa não tem apenas a função de gerar lucros, mas o progresso e bem estar de dezenas, centenas ou milhares de pessoas. Você tem um compromisso maior com a Criação, acredite ou não.

E todo bem que fizer ao planeta terá seu prêmio, assim também todo mal que fizer terá seus efeitos. Lembre-se, os primeiros beneficiados pelo seu sucesso, serão aqueles que lhe são mais caros ao coração. Todos queremos fazer o melhor para os que estão ao nosso lado.

Dê liberdade a todas as camadas da corporação, para que produzam e apresentem as suas ideias. Sem descartar as aparentemente absurdas.

Não ouça apenas os seus subordinados diretos, mas ouça do menor ao maior na escala hierárquica. Nem sempre as boas ideias chegam pelas vias normais, devido às características do ser humano. Existe muito bloqueio entre você e a outra ponta da hierarquia. Repito: Vá até a outra ponta e venha perguntado a todos o que eles teriam de ideias para melhorar os processos e os negócios.

A sua primeira conquista será o sentimento de valorização da equipe. O resultado será o empenho da maioria em lhe ajudar. O segundo fato, será um bem estar no seu coração, e uma experiência nova que lhe enriquecerá, tanto financeiramente quanto espiritualmente. É praticamente impossível separar o trabalho dos sentimentos. Os profissionais reagem de acordo com o que sentem. Pura lógica.

A importância do Comportamento

Observem que o comportamental indicado aos profissionais do Google está alinhado com a ideia sugerida ao dono, ou comandante do negócio.
Estes detalhes mostram uma lógica moral e comportamental nos casos.

A finalidade é demonstrar que não importa só a ideia revolucionária do negócio, mas também o "como" conduzir o negócio. Assim pode-se extrair esta essência e aplica-la na sua empresa, mesmo sendo de um nicho completamente diferente do nicho do Google.

Observando este paralelo de comportamento na gestão, vou aprofundar mais a importância deste tipo de assunto.

Quando o profissional trabalha mais tranquilo, sem pressão, liberdade e autonomia, este profissional pode deixar o racional de lado e dar vazão aos seus pensamentos.

Esta liberdade que o libera da razão é uma das chaves que abre a porta da criatividade, e por lógica a real inovação tão buscada no mundo corporativo.

Em outras palavras, a pressão é o pior caminho para se inovar e criar. A criação e a inovação não aceitam ordens, porque as ordens realçam a razão e a análise, assim bloqueando a intuição e a síntese.

Mesmo sem o Google ter noção de como funciona o fenômeno intuitivo, o gigante está dando condições básicas ao seu corpo profissional.

O Google está fornecendo condições para multiplicar a genialidade de seus componentes.

Vale salientar, que mesmo a civilização não tendo noção do fato, mas a "Intuição" foi, é e será a peça mais importante nas ideias revolucionárias. Isto porque este canal psíquico é peça fundamental para dar vazão ao que realmente é novo, e não simplesmente o resultado da evolução de algo ou processo (ex. Disco Vinil X CD).

A Função da Necessidade

Um fato que contrasta com as situações citadas de liberdade, entre outras, é a necessidade.

A necessidade é a grande mola que impulsiona o progresso.

Por dedução lógica, a união da necessidade com condições adequadas e vontade, construirá uma base sólida para encarar os desafios e gerar crescimento.

O Google sempre será o Google sucesso, enquanto estiver utilizando a sua fórmula de forma evolutiva.

Outra observação, é que a história ou os acontecimentos trabalham evolutivamente, porém, não de forma retilínea, desta forma, um simples cruzamento nos acontecimentos pode ser suficiente para derrubar um gigante. Os exemplos não faltam: BLOCKBUSTER, Kodak, Pan Am, etc.

É lei universal o processo cíclico, ou seja, há o início, o meio (auge) e o fim. É um processo onde não há escapatória, basta observar a história e a vida. Por maior e mais forte que algo é construído neste universo relativo, tudo seguirá este caminho obrigatório.

Uma lei que atua tanto na esfera física como na esfera moral. Hoje eu estou numa posição "X", mas como dizem: "isto passa". E na matéria não é diferente.

Esta é mais uma dica no sentido de informar, que a evolução moral, também é peça importante na construção do profissional Intuitivo.

Sobre o autor:
Sergio Antonio Meneghetti
Químico, Escritor, Poeta, Filósofo e Pesquisador da Intuição.
Embaixador Universal da Paz - França - Genebra - Suíça - Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix
Autor do livro Curso Multiplicando a Genialidade e mais 13 obras.
Saiba mais: http://bit.ly/CMGenialidade


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.