Confessor ser um sonhador


- Confesso ser um sonhador! 

Sonho que a civilização um dia tenha a capacidade de aprender de “dentro para fora”. 

Hoje a Razão e a Análise (fruto da evolução) é o presente se escoando no tempo. 

A Intuição e a Síntese é o futuro se fazendo no presente. 

A Razão e a Análise gerou o aprendizado de “fora para dentro”, e a Intuição e a Síntese inverterão este formato. 

- Sim! Eu sou um sonhador, mas que já vivencia e conhece um pouco da mecânica deste futuro. 

“Estático é apenas uma palavra no dicionário” 

Movimento 

Hoje curiosamente eu postei um vídeo onde falo do poder da Fé, e neste vídeo eu relato a importância dos exercícios físicos, porém, sem esquecer-se do exercício mental. Para completar, e servir de inspiração para este artigo, eu vi no Facebook uma chamada do Ricardo Goffi falando em mudanças. 

Aqui vai: 

- Alguém já viu ou presenciou algo totalmente estático? 

- Certamente que não, pois isto não existe. 

A própria formação de tudo que vemos e sentimos é resultado do movimento. O ser humano é construído de movimento, o seu pensamento é movimento. Sem o movimento ou energia dinâmica não haveria matéria, energia e vida. 

Então, falar de mudanças é tão natural e antigo, como a nossa consciência deste fato. 

Pelo sábio processo evolutivo, tudo está em eterno transformismo. Abaixo do Criador, que não podemos avalia-Lo pela Sua grandeza, exatamente tudo é mutação. 

Assim pode-se concluir que o ser humano é arrastado por esta lei.  

Ondas Gravitacionais 

Entrando pela porta da ciência, podem ser questionados alguns fenômenos como: 

- Será que as tais ondas gravitacionais são eternas? 

- O átomo é eterno? 

- A luz é eterna? 

- As partículas são eternas? 

Seria um contra senso com as leis evolutivas. 

- Somente a título de curiosidade (não é pensamento meu, mas aprendi) a energia gravitacional não é uma forma da de atração e repulsão? 

 - A simpatia ou antipatia, assim como a expressão maior, Amor e Ódio, não tem as mesmas características de atração e repulsão? 

- Não será o Amor a evolução da gravitação?  

Afinal o ser humano é construído de Espírito (psiquismo = eu), energia e matéria.  E por ter esta constituição, naturalmente estará sujeito às leis que operam na química e na física. 

Trabalho e Realização 

Transportando estes conceitos para o dinamismo humano, o trabalho, não importa qual, é um processo onde a dinâmica humana materializa as suas construções, que curiosamente acontecem num processo evolutivo. 

Na verdade, o ser humano é um replicador imperfeito da mente construtora maior, ou seja, Deus. Observem que não existem abismos nos ciclo dos acontecimentos, tudo parte de um início, cresce e morre, assim como a reciclagem, o processo pode se reiniciar, crescer e voltar a morrer. É um ciclo natural, um movimento constante regulador da mecânica universal. 

O que você faz no seu ganha pão, nada mais é do que o seu tijolo nesta mecânica, e neste ciclo você constrói e se realiza como construtor do progresso. Muitos só enxergam o trabalho como fonte de renda ou status. Há algo maior e mais profundo do que isto. 

Quando o ser humano tiver consciência deste fato, o seu trabalho se tornará menos pesado e sofrido. 

A Revolução Industrial 

O grande ganho da revolução industrial, não foi apenas a produção em massa e a diminuição dos custos e tempo, mas nesta revolução, as máquinas começaram a tirar o peso dos ombros dos trabalhadores.  Assim foi iniciado um período de transformação da força bruta em força intelectual.  

Graças a estes acontecimentos construtores tecnologicamente, foi possível um maior avanço na inteligência, comportamento e relações entre a sociedade. Apesar das guerras, que infelizmente tem caráter destruidor e de desunião, o fruto ainda foi o progresso em diversas áreas do conhecimento, e também um fortalecimento nas instituições com a finalidade de evitar novas guerras.  

Mesmo as fontes mais desagradáveis como as guerras, ação descontrolada do clima, doenças entre outros, sempre o suco retirado destas dores é o progresso. A dinâmica evolutiva não cessa. 

As Tecnologias Destruidoras 

Não irei citar armas, bombas ou outro tipo de armas destrutivas, mas citares tecnologias que destroem velhos padrões também tecnológicos. 

O UBER, NETFLIX, Amazon, entre vários aplicativos ou formatos de comércio, são verdadeiros destruidores de modelos que chegaram a uma saturação. Podem parecer terrível estes novos formatos do “como” fazer, mas são estes novos modelos que diminuem custos, tempo, distâncias, matéria prima extrativista é se tornam ecologicamente corretos também. 

Observem que o ciclo citado num capítulo anterior está presente nestes fatos também, ou, tudo nasce, cresce e morre, e assim renascem mais evoluídos e melhores. Sempre haverá o impacto do “Novo” contra o velho. 

Mais uma vez, multidões tem que se moverem e se adaptarem às novas realidades.  

Da caça ao plantio, do campo a indústria, e da indústria ao lar (sim, pois muitas funções já se tornam caseiras graças à tecnologia) existe uma curva cíclica. Não se pode generalizar, mas é uma tendência. 

Resumindo, a tecnologia destruidora está proporcionando um maior conforto ao ser humano, e ao mesmo tempo lhe retirando o esforço braçal e exigindo o esforço mental. O corpo descansa e a mente trabalha. 

Consciência e Superconsciência 

Do que é feito a consciência, senão de Razão e Análise, assim este estado evolutivo humano só foi possível pelo seu incessante aprendizado no “faço, aprendo, e faço melhor”. Em outras palavras, eu vejo a situação, raciocino, analiso e realizo. É a forma natural imposta pela situação que gerou esta forma de aquisição de desenvolvimento da humanidade. É o famoso e tradicional conhecimento adquirido de “fora para dentro”. 

É uma formula empírica para a geração do progresso, porém, todo este processo tem seu ciclo e tende a saturação. Este ciclo é quebrado até que surgem as “grandes ideias”, ou a Intuição. Neste ponto começa-se um novo ciclo maior e melhor, que também estará sujeito ao mesmo fenômeno de nascer, crescer, morrer e renascer novo e melhor. 

Esta Intuição, ou este canal que dá abertura ao novo, é a ferramenta transformadora do curso histórico. 

Observem que quando aparece algo novo, este tende a se complexar, porém, de forma sintética. 

Assim também é a visão dos fenômenos, a intuição permite ao observador ou intuitivo, uma visão direta e ao mesmo tempo sintética do fenômeno ou nova ideia. 

Voltando ao início do artigo, este é um processo resultante da evolução biológica, psíquica e moral que capacita o ser humano ter o conhecimento de “dentro para fora”. 

- Sim! Eu tenho um sonho.  

Mas este sonho na verdade é a visão desta mecânica do universo e da vida. Não é algo no vazio e ilusório, mas apoiado em bases sólidas da ciência.  

O grande desafio psicológico desta civilização é enxergar este modelo de funcionamento do transformismo. Isto impactará na mudança de conceitos estabelecidos pelas culturas científicas, religiosas e filosóficas.  

O novo não é somente o que vem de fora, mas um novo modo de ver e sentir o todo.