Sempre me fazem a pergunta: "Que curso devo fazer, técnico, tecnológico ou bacharelado"?


Primeiro é necessário definir e classificar os tipos de curso.

Um curso técnico é curso de menor duração, em alguns casos pode ser cursado junto com o ensino médio. Além dos cursos técnicos, que não têm reconhecimento como uma formação de nível superior, existem também os cursos superiores de Graduação em Tecnologia, que em relação aos Bacharelados, são normalmente mais rápidos e mais focados. Os cursos de Tecnologia do Centro Paula Souza contam com uma carga 3280 horas.

A definição do MEC para esse tipo de curso é:

“É um curso de graduação, que abrange métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços.

Desenvolve competências profissionais, fundamentadas na ciência, na tecnologia, na cultura e na ética, com vistas ao desempenho profissional responsável, consciente, criativo e crítico.

Como todo curso de nível superior, o curso dessa natureza é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio, ou equivalente, e que tenham sido classificados em processo seletivo.

Os graduados nos CST (Curso Superior em Tecnologia) denominam-se Tecnólogos e são profissionais de nível superior com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços (www.mec.gov.br) maio de 2012″
Os cursos de bacharelado, normalmente dão menor ênfase à prática e se prendem a teoria, explorando conceitos e tecnologias com um “viés mais científico”. Esses são cursos que têm maior duração e têm conteúdo mais abrangente, pois os formandos devem ter ótima base científica.

Facilmente notamos que um profissional que busca colocação rápida no mercado, se dará melhor fazendo um curso de tecnologia, enquanto um profissional que pretende seguir carreira acadêmica, partindo para um mestrado, por exemplo, se dará melhor fazendo um curso de bacharelado.

Fabiano Caxito, especialista em Cursos Superiores de Tecnologia, declarou o seguinte em reportagem:
“Mais de 10% dos alunos matriculados em cursos superiores no Brasil já estão fazendo cursos tecnológicos. É uma explosão, realmente. Hoje, estamos passando por um apagão de mão-de-obra. Temos falta de profissionais especializados para os próximos anos. O curso tecnológico forma o profissional mais adequada e rapidamente para o mercado de trabalho.”

É importantíssimo lembrar que se uma pessoa faz Curso de Tecnologia também estará apta ao ingresso na carreira acadêmica, Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado!

Não podemos generalizar e dizer que jamais uma pessoa que fez um curso técnico está melhor preparada para o mercado, ou ainda que se uma pessoa que fez um bacharelado terá uma melhor base teórica que alguém que fez um curso de tecnologia. Cada pessoa constrói sua própria bagagem na faculdade!

Agora, para tomar sua decisão, basta refletir entre passar mais tempo na Faculdade ou ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

Dra. Cristina de Carvalho Ares Elisei