"Liquidação de Muletas, Venha correndo!"


“As crianças de hoje não são como as de antigamente. Porque as de antigamente cresceram e hoje são adultas.” 

Só de boa?
RolezinhoRolezinho Tudo bem que a juventude precisa e merece entretenimento. Acredito também que há uma severa e cruel desconfiança em cima de jovens de descendência negra, de periferia, enquanto o filho de bom berço tem lá seus privilégios. Isso ainda é o Brasil!
Mas, o que me incomoda é que ninguém procura dar um “rolezinho” na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais. O gigante acordou, bagunçou, fez quebra-quebra, pichou, e agora não quer mais causar, quer ficar “de boa”! 
Bora pro shopping então, mano! 

Em visita à Difusora
Antes de encerrar meus dias de férias, estive visitando os amigos da Rádio Difusora de Pindamonhangaba. Durante o programa Alô Cidade, o jornalista Pepe nos perguntou sobre a coluna Poucas e Boas e sobre o que há de novo para 2014. No ar, respondemos que as mudanças ainda devem demorar porque entendemos que a forma de se fazer política em Pinda, embora incrivelmente cordial (felizmente), ainda é jurássica. Infelizmente, o revanchismo impera como se ainda vivêssemos na era dos barões e não existe ideologia com vistas ao desenvolvimento de todos, apenas interesses pessoais. 

PSB se afasta dos tucanos
Filiada ao PSB e líder da Rede e Sustentabilidade (partido que teve seu registro negado pelo Superior Tribunal Eleitoral), a ex-senadora Marina Silva Marina Silva vetou a aliança do governador pernambucano Eduardo Campos ao PSDB. Com isso, a cúpula do PT está gargalhando.
Os reflexos são imediatos em São Paulo, onde Geraldo Alckmin tem a difícil missão de evitar que o Estado (a joia da coroa) caia nas mãos dos petistas. Aliás, São Paulo é a pedra no sapato dos “vermelhos” que ainda não conquistaram o governo paulista, o mais desenvolvido e rico estado da nação. 

Ponto G
Nem Deus sabe o que o PT faria com esses recursos em mãos, mas há quem diga que o diabo certamente já sabe. Por falar nisso, alguém aí entre meus leitores já contribuiu para a campanha de doação para o Genoíno? Se já, não precisa responder nada, só dê a sua risadinha amarela de sem-vergonhice. (hehehe). O PT é como um Pitbull feliz da vida, além das quatro patas tem sempre um braço na mandíbula!

A briga por pastas I
A salvação de Alckmin seria o PMDB - de corriqueiro fisiologismo - que anunciou estar prestes a romper com Dilma Roussef porque teve uma negativa da presidente sobre a Secretaria de Integração Nacional, pasta que é ocupada pelo PP. Dessa forma, o governador paulista poderia compor com Paulo Skaf na esfera estadual. 
Sem a aliança com o PSB , Alckmin corre sérios riscos de não obter a reeleição. O grande beneficiado seria o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que entra forte no páreo para disputar o Palácio dos Bandeirantes em 2014. 
E toca o enterro, que eu quero é beber o defunto logo!

A briga por pastas II
Dilma acredita que Michel Temer e o PMDB estão blefando, mesmo porque não correriam o risco de perder cinco ministérios (Minas e Energia, Previdência, Turismo, Agricultura e Secretaria de Aviação Civil).
A presidente alega que não pode abrir mão de importantes aliados e tem que preservá-los (PSD, PTB, Pros...) para evitar a migração para os lados de Aécio Neves (PSDB) na disputa pelo Palácio da Alvorada.  E o povo? O povo é apenas um detalhe, diria a ex-ministra da Fazenda do governo Collor, Zélia Cardoso de Mello. 

Gugu Melo
Nas imediações da Praça do Cruzeiro encontrei dias desses o folclórico Gugu Melo. Papo vai e papo vem, Gugu reconheceu que as eleições de 2012 tiveram mesmo uma espécie de “esquema” de pulverização de votos para a vitória de Vito Ardito Lerário (PSDB).
“Vitão ganhou graças a mim! Eu arranquei muitos votos importantes do Torininho!”, disse ele, ao se referir ao candidato do PMDB, segundo colocado na votação. Esse Gugu é amigão de muitos tempos, mas quando o encontro tenho que aguentar esse seu ego de mastodonte! hehehe

Desmanche
Falando nisso, a equipe que sempre acompanhou Paulo Torino (PMDB) parece ter mudado de lado e o professor tem comentado na cidade que se sente “traído” pelos antigos companheiros.
Conversei recentemente com Ribamar, que foi responsável por boa parte da campanha de Torino. Ele acaba de inaugurar uma empresa tendo como sócio Gustavo Caússo, também ex-equipe de Torino. Ribamar confessou ter discordado várias vezes dos erros de estratégia na campanha eleitoral da frente “Pinda Pra Frente” e teceu rasgados elogios à Vito Ardito.
É indiscutível, insofismável, que marketing político não é um termo pra se falar de boca cheia sem uma prática exercida com pleno profissionalismo e conhecimento de causa, e eu me lembrei daquele anúncio: “Liquidação de Muletas, Venha correndo!”
 

Naldinho em Canas
Na semana anterior, a Justiça Eleitoral cassou mandato de prefeito e vice de Canas, e determinou que prefeitura fosse assumida pelo presidente da Câmara. A decisão, no entanto, é de primeira instância, e dessa forma cabe recurso. O prefeito de Canas, Rinaldo Zanin (PDT), o Naldinho já está ligeiro. 
De acordo com a Justiça Eleitoral de Lorena, Naldinho, e o vice-prefeito, Redmilson Quintas, são acuados por irregularidades durante as eleições de 2012. O juiz eleitoral Felipe Estevão de Melo Gonçalves anulou a votação para prefeito nas últimas eleições por considerar que o pleito eleitoral de Canas esteve envolvido em fraude.
Contudo, cassação em primeira instância é voo de pato.

Cachoeira de denúncias
Em Cachoeira Paulista, o prefeito João Luiz (PT) e seu vice poderão ter mandatos cassados devido à prática de superfaturamento de notas fiscais. O fato foi denunciado em junho de 2013 e a Câmara votou no dia 17 de dezembro a Comissão Processante que pede afastamento do prefeito. Superfaturamento na compra de papel sulfite e grampos, pasmem!
De acordo com a Câmara, ainda há irregularidades envolvendo a contratação da empresa que faz a limpeza pública, e também a que produziu o site da Prefeitura, além de supostas irregularidades na contratação do transporte escolar, da merenda escolar e fornecimento de gás de cozinha.

Velocidade da luz
O shopping Patio Pinda anuncia uma atração no espaço interno, que é o Labirinto Alien, com uma temática de muitos OVNIS  (Objetos Voadores Não Identificados) e seres alienígenas. O releese da assessoria de imprensa do shopping fala que os  visitantes conhecerão os greys:  “seres extraterrestres com estatura de 0,50cm a 1,00m de altura, pele verde, olhos grandes e negros, boca e narinas mínimas e corpo desproporcional ao tamanho da cabeça.”
Espera ai, greys são os supostos seres de cor cinza (por isso o nome). Se a pele é verde, não seria os “greens”? Não sou catedrático na língua inglesa, mas como membro de grupos ufológicos, não poderia deixar passar esse detalhe, na velocidade da luz!

Troca-troca em São José I
O prefeito Carlinhos Almeida (PT), de São José dos Campos, entrou em 2014 promovendo uma ampla, irrestrita e geral reforma nos cargos de primeiro escalão da sua equipe de governo. Voltando das férias, Carlinhos já promoveu a troca de comando de cinco secretarias e assessorias. Uma das mudanças envolve o secretário de Governo, Marcos Aurélio dos Santos, que agora será chefe de Gabinete do prefeito. No seu lugar entrará Paulo Rogério Toledo que era  secretário de Administração.
Com a saída de Paulo Rogério, a pasta de Administração será dirigida pela atual secretária-adjunta, Suely Miyuki Enomoto Russo.

Troca-troca em São José II
Luiz Carlos Lima, que era o chefe de Gabinete de Carlinhos, volta para a Urbam (Urbanizadora Municipal). E da Urban, sairá o jornalista Luiz Cândido que vai assumir a Assessoria de Assuntos Estratégicos, com status de secretário. E o troca-troca (no bom sentido) continua, com Armando Zeferino Milioni que era o assessor de Assuntos Estratégicos e agora vai assumir um cargo no Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação. Em dezembro de 2013, Carlinhos já havia substituído a secretária de Desenvolvimento Social, Rosângela Sossolote Rosim por Luiz Jacometti.

Turismo em Pinda?
Para que a chamada “indústria sem chaminés” seja implementada em um município, todos os setores administrativos devem funcionar, mas em Pinda, qual o quê? Os índices de violência continuam apontando para cima, apesar do empenho das polícias, e a Saúde (ah, a Saúde), essa sim tem sido o calcanhar de Aquiles da administração tucana. 
Como promover o turismo em Pindamonhangaba se a cidade está vergonhosamente suja? Imagino cara de nossas autoridades diante de turista ao mostrar, por exemplo, a Praça Monsenhor Marcondes, até que um dos visitantes faça a seguinte pergunta: “Esses andarilhos dormindo nos bancos e esses carrinhos de coleta de material reciclado é parte do turismo de vocês?”
Não duvidaria de uma resposta cara de pau, do tipo: “Não! Esse é o nosso “Social”!

Desabafo
Tomei a liberdade de postar na minha coluna o comentário pertinente de um dos jornalistas que mais admiro na cidade. Com esse escorpiano de atitudes severas e coerentes, aprendi que o bom jornalismo não deve ter papas na língua e não precisa fazer média com ninguém para ser respeitado! 
“Um encontro de autos antigos não é simplesmente um estacionamento de carros diferenciados: envolve em a sua organização a preocupação com a segurança física e patrimonial, o bem estar dos participantes com banheiros, barracas de alimentação e área de descanso. Envolve uma logística de transporte dos carros, sua chegada, exposição e retirada. Envolve também a participação da mídia ajudando na divulgação antes e depois mostrando o evento.
Este sempre foi o foco da diretoria do CAAT quando organiza algum evento. E até hoje não tivemos grandes problemas, apenas alguns pontuais, prontamente resolvidos.
Diante da mudança de postura da prefeitura de Pindamonhangaba, através de seu Departamento de Turismo, em não cumprir com o que estava combinado, não nos restou alternativa, infelizmente, senão a de cancelar o encontro programado para este dia 26 de Janeiro.
Fica a lição para o futuro de avaliarmos melhor nossos parceiros.” 

Prefeitura volta atrás
Felizmente, porém, o bom senso se fez presente e a exposição de carros antigos foi confirmada. Será no domingo, 26 de janeiro de 2014, no Largo do Quartel, das 10h00 às 16h00, o "1º Encontro de Carros Antigos da Cidade de Pindamonhangaba", com realização do Clube do Automóvel Antigo de Taubaté - CAAT.
Ocimar Barbosa amigo, graças a Deus não teremos a purgar mais por esta homérica vergonha para nossa terrinha, pois a situação foi solucionada e o evento confirmado. Verdade seja dita: méritos para Sra. Gislene Cardoso que voltando das ferias, prontamente resolveu tudo. Dia 26 todos, em Pinda.", comemorou Machado Ribas.
Então, fica aqui registrado o empenho da Diretora de Turismo de Pindamonhangaba, que atua de acordo com as ferramentas que possui e está no mesmo barco com outros que dirigem cargos do alto escalão.
 

Atendimento e capacitação
Estou voltando após um descanso de 30 dias, afinal, também sou filho de Deus. Durantes as férias, peguei o carro e passeei por lugares que nem sabia que existiam em Pindamonhangaba, mas a promoção desses pontos atraentes deixa a desejar. Não há placas indicativas, não há nem menos interesse em bem atender.
Peguei a estrada Pinda/Lagoinha, em agradável companhia (óbvio), e fui conhecer uma tal pousada naquela região. O local é aprazível, cercado pela beleza da serra, muito verde, mas... A pousada estava fechada!
Pior, saiu uma senhora com cara de Maga Patalógica e berrou assim: “O que vocês querem aqui? Meus cachorros estão soltos!“
Pois é... É assim que se fomenta o turismo de Pindamonhangaba! 

Troca-troca em Pinda
Em Pindamonhangaba, a administração de Vito Ardito Lerário ainda procura se encontrar também e parece que os nomeados anteriormente não agradam ao Senhorio. O Palácio de Cristal está em polvorosa, diante de uma série de alterações nos cargos de cima.
Clovis de Paula, diretor administrativo de obras foi o exonerado pelo prefeito Vito na semana que passou. 
A Secretaria de Obras parece ter ainda um desfecho no porvir, visto que foi nomeado secretário de obras José Antonio Alves Rodrigues, porém interinamente. Então, outro nome é esperado?
No velho mercado municipal, rola todo tipo de comentário, entre eles, a de que Vito Ardito vai recompor toda a sua equipe dos tempos antigos (Dônola, Marcelo Pirani, Chesco, etc, etc, etc).
Seria saudade dos bons tempos?

Vozes no tempo
Diálogo que teria ocorrido no Palácio de Cristal (prédio da Prefeitura) quando o atual prefeito assumiu e chegou até nós por meio das arapongas:
_ Por que esse prédio tão grande? Por que tantos funcionários?
_ É que a cidade cresceu, prefeito! Já fazem oito anos que saímos!



Pra encerrar
O que você sabe não tem valor; o valor está no que você faz com o que sabe.
(Bruce Lee)