Vereadores não querem dim-dim?


"Há certo gosto em pensar sozinho. É ato individual, como nascer e morrer"
Carlos Drummond de Andrade

Vereadores não querem dim-dim?
Os vereadores de Taubaté tiveram na sessão ordinária desta semana a oportunidade de aumentarem os salários dos parlamentares a partir de 2012. Havia três projetos de Lei que concediam aumentos salariais aos edis taubateanos, e também aumentava vencimentos do prefeito Roberto Peixoto, da vice-prefeita e dos secretários.
 
Cassar Peixoto? Não!!!
Os projetos chegavam a um aumento de até 67%. Oito dos 12 vereadores presentes disseram não! Medinho?
Havia ainda na mesma sessão outro projeto que pedia abertura de processo para cassação do prefeito Peixoto, por suspeita de irregularidades na compra de medicamentos. Os vereadores também rejeitaram.
 
Prefeituráveis de Tremembé
A briga politica para disputar a poltrona do Executivo também começou, e ao que tudo indica os candidatos e seus partidos as definições será rápidas.
Lucio Varejão é pré-candidato pelo PSDB e já estaria tudo acertado com Cristina Turci para a composição da chapa que vai disputar as eleições de 2012.
Outro nome praticamente certo é o de Marcelo Vaqueli (PMDB) que fará dobradinha com o atual vereador Clemente.
Também o atual secretário de Meio Ambiente, Chicão, estaria acertando com o vereador Puggi pelo (PV) e pode contar com o apoio do atual prefeito José Antonio, 
 
PV ou PMDB?
Algumas pessoas em Tremembé duvidam disso porque o PT ainda se mantém silencioso sobre suas composições. Então? PV ou PMDB?
Nossos informantes na Terra do Bom Jesus andaram ouvindo e monitorando os comentários  na ?esquina do pecado? e entendem que é  provável a aliança do PT  com o PV. É que o atual secretario de Meio Ambiente tem boa relação com o pessoal do assentamento e o Partido dos Trabalhadores.
Vamos  aguardar a decisão do Partido dos Trabalhadores em Tremembé.
 
CEI dos Transportes
Enquanto isso, em Pindamonhangaba, a Câmara de Vereadores promoveu  na manhã desta quinta-feira (16) reunião para ouvir depoimentos relativos ao transporte em Pinda. A CEI ?indícios de descaso da Empresa Viva Pinda e seus administradores com os portadores de necessidades especiais e idosos de Pindamonhangaba.?
Sugiro aos vereadores de Pinda que troquem a musiquinha ?mala? do filme Tropa de Elite para aquela de Tom Jobim: ?Eu CEI que vou te amar!? (hehehe)
 
Arma ?nóis?, mano
Passava distraído (tem gente que passa contraído) pelas imediações da Câmara Municipal na última segunda-feira, durante a realização da sessão ordinária do Legislativo de Pinda. E não é que vi estacionadas em frente diversas viaturas policiais?
Cansado, fui pra casa e busquei informação no dia seguinte. Aconteceu que a PM tinha sido chamada para esclarecer sobre uma mulher que era suspeita de estar armada lá dentro. Os policiais fizeram a sua parte e revistaram a munícipe dentro da Câmara (ela estava acompanhada de seu pai e também ele foi revistado). Só que, não havia nenhuma arma... (putz, e agora?) 
Então eu fico pensando com meus botões: ?De tanto brincarem com caveiras, tem gente vendo fantasma onde não existe!?. Como dizem os ?manos?, estão é ?armando? a oposição.
 
Os pais do viaduto das Campinas
Quando o filho é bonito, todo mundo quer ser o pai. No último domingo foi entregue o tão sonhado viaduto do Bairro das Campinas, algo que coloca um fim aos perigos da travessia, de quem mora em lados opostos da Via Dutra. E claro, também apareceram as controvérsias: começou a circular entre os presentes um panfletio verde, assinado pela Unidão da Juventude Socialista, que lembra: ?Somente agora em ano eleitoral, às vésperas das eleições, que o viaduto será inaugurado, agora todos os políticos de plantão dizem que ajudaram...?
 
Omissão de toda imprensa?
Só discordo de um determinado ponto do referido panfleto. Ele relata que os meios de comunicação de Pinda se calaram, nem uma linha, omitiram as 35 mortes e as manifestações do povo no Bairro das Campinas.
Devo lembrar-lhes, apenas apontando um link (http://pindavale.org/agoravale/noticias.asp?id=4081&cod=3), que várias vezes, nós da Coluna Poucas e Boas, do Portal Agoravale, divulgamos a luta do Zé Maria, as interdições na Via Dutra, os confrontos com a Polícia Militar e chegamos a receber os manifestantes em nossa redação!
Aqui, amigos, não tem disso, não! 
 
Saúde em Pinda: Comus é que pode?
O prefeito João Ribeiro, de Pindamonhangaba, ficou espantado com o que viu durante a segunda votação para a escolha do COMUS (Conselho Municipal de Saúde). O que o prefeito viu foi um tremendo ?bate-boca? entre os candidatos. João chegou a dizer que vai começar a filmar os encontros porque já viu até dedos em riste e frases do tipo: ?Cale a Boca!!!?.
Eita... que bom ter pessoas brigando, literalmente, pela nossa saúde!

Políticas e conexões
Admiro os políticos que sabem tricotar, traçar a teia, envolver e articular. Dizem por aí, pela cidade que eu, Ocimar Barbosa e o engenheiro Arthur Ferreira dos Santos não podemos nos encontrar em um elevador. Nada poderia estar mais longe da verdade. 
Ele tem a atividade dele, é um expert político. E eu sou um cronista, um observador, comentarista, seja lá o que o leitor quiser me chamar. Estou retratando a cidade de hoje para que daqui há 20, 30 0u 40 anos, as futuras gerações entendam como e porque as coisas funcionam em torno delas na sociedade do porvir.
 
Quer uma prova?
E o engenheiro Arthur, eu já disse isso e vou repetir, é o ?cara? dentro da administração municipal, tanto é que seu cargo, como Secretário de Integração, tem o controle de tudo o que acontece dentro do Palácio de Cristal. Tudo passar por ele.
Pois vou dar-lhes uma prova do poder que o Secretário de Integração e Governo tem dentro da administração. Quem assumiu nesta semana como Diretor de Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba é o advogado e jornalista, pedetista, brizolista e militante José Carlos Cataldi, com quem Arthur se simpatiza e tem bons laços, de política e de amizade.  
O PDT também os une em ideologia ao vereador Toninho da Farmácia.
 
João e Vitão
Eu escrevi isso uma vez e alguns amigos jornalistas duvidaram, e agora estão dando a mão à palmatória. De uns tempos pra cá, a Administração João Ribeiro começou a revelar uma espécie de transição, e nós então ficamos só no periscópio. 
Agora, amigos, eu não duvido nem um pouco que a preferência do grupo de João Ribeiro é para um trabalho de recondução de Vito Ardito Lerário ao poder. Seria lealdade ao compromisso lá de 2000, quando João Ribeiro saiu do PSDB e foi para o PPS só para quebrar o crescimento de Antonio José Bettoni, do PFL? 
E depois, como é que o PSDB retribuiu? Perguntem para Sandra Tutiashi!
 
Vitão nas eleições
E não acreditem nessa história de que Vitão é inelegível, que não vai poder disputar as eleições 2012, e bla-bla-bla... Devolver aos cofres públicos cerca de quase 6 milhões de reais não é nenhum dilema para o homem que tem terras até onde a vista alcança neste glorioso Vale do Paraíba.
Advogado por formação, Vito Ardito conhece todas as brechas da Lei, e tem uma baita equipe já trabalhando para habilitá-lo juridicamente visando uma candidatura a partir do segundo semestre desse ano.  O ano de 2012 promete!
 
Outras forças
Nessa situação toda, eu estou tentando imaginar os destinos da vice-prefeita Myrian Alckmin e do vereador Isael Domingues, pré-candidatos confessos à Prefeitura de Pinda. 
Se Myrian sair pelo PPS (é um bom nome), isso favorece quem? Vito Ardito!
Se Isael sair pelo Partido Verde (também é um bom nome), isso favorece quem? Vito Ardito!
Resumindo: a  pulverização de votos favorece quem? Vito Ardito!
E qual a posição do prefeito João Ribeiro nessa questão? Alguns ?insiders? da Prefeitura nos contaram que o prefeito acredita que Vitão deva vencer as eleições que se aproximam (ou, pelo menos, parecer torcer por isso).
 
Myirinha
Em recente entrevista om a vice-prefeita Myrian Alckmin, esse jornalista comentou que qualquer prefeito que realizar a tão sonhada obra do rebaixamento da linha férrea, será um nome que entrará para a história. A cidade viverá uma revolução urbanística sem precedentes, e nisso, Myrinha concorda! Ou seja, ela deve se empenhar para que isso saia do papel.
 
Vito e o rebaixamento da linha
Na campanha anterior pra prefeito, o então candidato Vito Ardito Lerário pregava que ?trem não sobe barranco?. Em Maringá subiu, amigo Vito...o que vale é vontade política. Vitão disse da vez passada que prefere construir túneis. 
O tucano também dizia que ?era mais fácil trazer o mar de Ubatuba pra Pinda? do que a atual administração executar essa obra. Então, traga o mar, porque até agora só está pronto o projeto executivo da obra. Quem sabe o próprio Vitão já tenha revisto sua opinião, a exemplo do que pregava Raul Seixa: ?Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante!?
 
Túneis são ciladas
Minha visão sobre a construção de túneis sob a linha férrea é a de que estaremos criando mais ?ninhos de assaltantes?. Candidato que bater nessa tecla, vai demonstrar que tem visão de retrocesso.
 
Ninguém fala do Gugu?
O folclórico, polêmico e elétrico Gugu Melo andou reclamando que ninguém o considera como pré-candidato: ?Só falam do Vito, da Myrian, do Isael, do Torino, mas ninguém fala de mim, dizem que sou baratinado, louquinho...Pois eles que se cuidem porque o tempo que terei de rádio e TV é suficiente!?
Gugu ainda arrematou com essa que vai para os anais (sem malícia): ?Por um microfone na minha mão é o mesmo que por revólver na mão de macaco!?
Coisa de louco!
 
Torino e o rebaixamento da linha
O professor Paulo Torino (Senai), está usando a cabeça e já colocou no seu Plano de Governo o rebaixamento da linha férrea. Torino diz que já foram gastos R$ 2,2 milhões no projeto executivo e que a obra tem que sair, pelo bem do urbanismo.
Na última semana, a executiva do Partido dos Trabalhadores de Pindamonhangaba aprovou quase que por unanimidade o apoio do PT ao PMDB de Torino, e isso reforça uma candidatura que vem crescendo com adesões de importantes segmentos, entre os quais, empresarial e religioso.
 
Tendências I
O burburinho já é grande! Torino quer alianças, e há quem diga que Myrian seria ideal por causa da grande proximidade histórica de sua família com o PMDB, isso desde o antigo ?Manda Brasa?. Vamos analisar o seguinte: campanha pra prefeito exige um incalculável volume de recursos, envolve grande equipe, equipamento, parcerias de empresas. Falar que é candidato à prefeito qualquer um pode falar, mas sem grana? Esqueça!

Tendências II
Em política nada é absurdo, e não pode ser descartado também uma aproximação de Isael Domingues com o PMDB de Torino e o PT, que já esteve próximo dele, por meio da presidente petista  Sivanilde Kogempa. O que o grupo do PMDB pindense não quer é mesmo é  ter que sentar com qualquer um que represente a continuidade da situação atual.
 
 
728x90