Taubaté precisa de pulso forte contra a Dengue!


"O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém."
William Shakespeare

Seriedade e reflexão
Hoje a coluna está mais séria, caros amigos! Estamos revoltados e tocados também por essa comoção nacional causada pela morte, até o momento, de 12 alunos de uma escola no bairro Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ainda restam 17 feridos, quatro em estado grave.
A pergunta que todos faziam pela manhã era a seguinte:  o que pode haver no cérebro de um sujeito de 24 anos, que sem mais nem menos, invade uma escola e passa a atirar em todas as crianças que estão na sala de aula? Após aberta a carta deixada pelo rapaz, descobriu-se que (pelo menos é o que disseram o Cel PM Djalma Beltrame e o subprefeito da Zona Oeste do Rio, Edmar Peixoto), que o criminoso era portador do HIV.
Enfim, agora vai ser assim? O cara pega HIV, seja por uso de drogas, ou por desvarios sexuais, e desconta em inocentes e indefesas crianças?

CEI é pública!
Durante a semana, uma audiência aconteceu na Câmara Municipal de Pindamonhangaba onde foi ouvido o ex-diretor de Arrecadação, Santo Logato, exonerado em janeiro. A audiência de uma CEI, pelo que eu Cei, ou melhor, sei, é pública.
O que todos estão estranhando é que a sessão foi a portas fechadas.  Huuummmmm.
E depois, quando nós suspeitamos de negociações e esquemas, ficam uns e outros de nariz virado. Como diria Platão: "SÓ SEI QUE NADA SEI"

Também recebemos do amigos Luis Carlos Pinto, assessor de imprensa da Câmara Municipal de Pindamonhangaba um cartão pela passagem do Dia do Jornalista, que estendemos a todos os demais companheiros e profissionais de imprensa.Vamos falar a mesma língua?
Isso chegou pra gente, agora, está quentinho!  Um rapaz, sem uniforme da Prefeitura estava quebrando um muro do lado do Centro Esportivo Luiz Caloi, em Pindamonhangaba. Á princípio, todos acharam que já era início das obras de recuperação das instalações esportivas visando os 55º Jogos Regionais, porque o rapaz poderia ser de uma empreeiteira.
Até que alguém resolveu perguntar e o homem, inocente no que estava fazendo, alegou que recebeu ordem de um baluarte de dentro da Prefeitura para quebrar o muro, abrir um portão e colocar lá dentro alguns carros alegóricos do carnaval que passou!
Dizem que deu o maior BO com os guardas municipais do Centro Esportivo. Quem seria o 'insígne' responsável por essa permissão para quebrar aleatoriamente um patrimônio municipal?
Como diria meu amigo, o jornalista taubateano José Diniz Junior: Ponto pra Pindamonhangaba!!!

Caramujos
Em Guaratinguetá, moradores de vários bairros estão sofrendo com o aumento do número de caramujos.  O molusco é visto em hortas, jardins, plantações, alimentos estocados e outros locais e, após um período de chuvas, aparecem aos montes.
Os bairros mais afetados são o Vila Sapê e Engenheiro Neiva.

Outra ?Invenção? de brasileiro
O caramujo africano foi introduzido no Brasil, na década de 80, no estado do Paraná. Era visto como uma alternativa ao scargot (eca). O fracasso na cultura desses moluscos fez com que fossem abandonados e, por não haver  predadores naturais no Brasil, tornou-se uma praga na agricultura porque se reproduzem com facilidade!

Guaratinguetá e a política
Sobre as eleições de 2012, Guaratinguetá já começa a conhecer nomes para a candidatura para prefeito da cidade. Um dos mais comentados é o do jovem empresário George Nicolas, atual presidente da Câmara Municipal. Nicolas é sangue novo na política da ?Terra das Garças? e tem trâmite em todos os setores da sociedade, inclusive, naquilo que o guaratinguetaense mais gosta, que são suas tradicionais escolas de samba.

Taubaté 0 x 10 Dengue
Em Taubaté, a luta contra a Dengue ainda não ganhou a repercussão e resultados imediatos por dois motivos principais:
Primeiro, porque houve muita demora  para dar à questão a importância devida, dessa forma, só mesmo quando a morte chegou para levar jovens vítimas de forma abrupta e selvagem, é que todos deram conta da desgraça que a dengue representa!
Segundo, porque a sujeira de terrenos e quintais e falta de asseio por uma parte da população ainda é um caso a se pensar, afinal, Taubaté é uma cidade universitária, gente! Como é que pode tanta ?porquice? em uma localidade que é exemplo de desenvolvimento?

Taubaté precisa de pulso forte!
E onde está a municipalidade que não age? O município não tem um Código de Posturas para aplicar multas  nesses maus cidadãos que não fazem a limpeza de suas propriedades?
Ah! muitos dirão: " É que alguns deles trabalham durante a semana e no sábado, quando estão em casa, a Vigilância Sanitária é quem não trabalha!!! " Então tá!  Vamos deixar os 300 mil habitantes de Taubaté à deriva, sem ter a quem recorrer?  Ora, façam-me um favor! Trabalhem!

Peixoto defende parentes
O Ministério Público determinou a exoneração de Luciana Flores Peixoto e Anderson Ferreira, respectivamente, esposa e genro do prefeito Roberto  Peixoto , de Taubaté.  Por sua vez, Peixoto anunciou na segunda-feira que vai recorrer da decisão. Obvio que isso aconteceria!
O MP diz que a nomeação de ambos caracteriza-se como nepotismo, enquanto Peixoto apóia-se em uma brecha na lei para defender os parentes que ocupam cargos de secretários.
Lu Peixoto e Anderson já tinham sido exonerados em 2009, ela como diretora do Departamento de Ação Social. Ele, era diretor do Meio Ambiente, Turismo e Cultura ? DMATUC. Agora, os cargos são os de secretários, criados recentemente.

Parabéns a todos os JORNALISTAS!
É uma profissão que sofreu diversas modernidades e que poucos se adaptaram a elas.
É uma arte escrever, interpretando acontecimentos e transformá-los em notícia.
Parabéns a vocês JORNALISTAS por formação e àqueles que o são pelas belas colunas que todos os dias nos brindam com seus textos.

Álvaro Staut
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pindamonhangaba

Câmara Municipal


7 de abril: Dia do Jornalista
O jornalista tem várias datas comemorativas, uma delas é o dia 29 de janeiro. Mas, de acordo como órgão máximo da classe, a Federação Nacional dos Jornalistas ? FENAJ, o dia 7 de abril é a o verdadeiro Dia do Jornalista.
A data presta uma homenagem ao jornalista e também médico Líbero Badaró, morto em São Paulo por inimigos políticos durante  um movimento popular no dia 7 de abril de 1831.

Liberdade de informação
A Lei de Imprensa (Lei nº 5.250) de 9 de fevereiro de 1967 e atualizada em janeiro de 2000, aponta em seu  Capítulo I - ?Da Liberdade de Manifestação do Pensamento e da Informação? em seu Art. 1º:
?É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos termos da lei, pelos abusos que cometer.?

Ônibus mata mulher
Na tarde de quarta-feira (6) um ônibus atropelou uma senhorinha de mais de 80 anos em uma rua no bairro do Feital. Nós mantivemos contato com a unidade do Corpo de Bombeiros, responsável pelo envio do resgate, que nos forneceu prontamente algumas informações. Isso é normal partindo do Corpo de Bombeiros, que  é respeitado por tudo isso: trabalho pela sociedade e gentileza com todos os segmentos.

Bem no alvo
Mas, quando chegamos ao Pronto Socorro Municipal de Pindamonhangaba com a viatura de reportagem, eis que surge um segurança de uma determinada empresa, que agora presta serviços ao PS. E o rapaz não queria nem permitir o carro do Agoravale ficasse dentro do estacionamento. Alem disso, as informações que precisávamos sobre a vítima do acidente nos foi negada. Hoje, ficamos sabendo que a senhorinha faleceu!
É, meus amigos! Podem, e até têm o direito de ?blindar? o setor para que não haja desinformação, mas a imprensa existe pra trabalhar isso e levar a notícia fiel. Depois reclamam quando a gente bate.

Diabéticos e Insulina
Nesta edição do ?Poucas e Boas?, esse missivista estava preparando um comentário sobre a falta de insulina, algo que já ocorre há muito tempo dentro da Secretaria de Saúde. Mas, eis que no nosso e-mail surge o comunicado da prefeitura, que publicamos abaixo como utilidade pública:

Comunicado

?Fornecimento de insulina e insumos para diabéticos será normalizado dia 1.
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, informa que, a partir do dia 11 de abril (segunda-feira), o fornecimento de insulina e insumos para pacientes com diabetes será normalizado.?


Zoonoses?
O momento é todo voltado para o combate à Dengue, porém, o setor de Saúde tem ?N? problemas e desdobramentos em qualquer localidade desse país afora. Em Pindamonhangaba, enfrenta-se os perigos, mas há outros à espreita, como a proliferação de caramujos, o abandono de animais e a falta ainda de um Centro de Zoonoses, e a falta de procedimentos, pois ao longo de algum tempo, o cuidado foi algo negligenciado, tanto pelo poder público quanto pelo cidadão.

Estamos esperando
Bem, falando em centro de Zoonoses, fomos informados que em breve isso vai virar realidade, e estamos aguardando, já há duas semanas, que o setor de comunicação da Prefeitura marque aquela entrevista prometida junto ao responsável pelo setor, Sr. Adriano Brum.
Eu sei que o empenho no combate à Dengue é total, mas o que estamos propondo aqui não foge do tema Saúde! Queremos abordar o tema ?Animais soltos? e isso tem a ver sim, com a saúde de todos, dos bichos, do ambiente, das ruas, das pessoas que passam por ela e depois vão para suas casas, enfim...um círculo vicioso, irmãos!

Pitbuls sem fucinheira
Raramente eu vejo um dono de animal passeando com um cão raivoso com sua fucinheira. Não há legislação municipal que faça cumprir esses dispositivos e a própria população acaba tomando suas iniciativas. No Campo Alegre, há alguns dias, um animal PitBul (que pra mim não é cachorro mas é o próprio demônio) quase atacou uma garotinha. O que o jovem dono do bicho não esperava é que o pai da menina fosse aparecer de arma de fogo na mão e colocou dono e cão pra correr. Isso pode acontecer a qualquer momento e é a própria população que busca se proteger. É errado? Claro que é, mas e se você descobre repentinamente que vive em uma ?terra sem leis??

Eleições 2012 em Pinda
Martim César, Cal e outros vereadores da Câmara de Pinda estão curiosos e pesquisam por conta própria a tendência dos eleitores já visando as eleições para prefeito.
Nomes como o do professor Paulo Torino (Senai), do dr. Isael Domingues, e de Vito Ardito Lerário estão correndo pelos bairros, nas rodas de amigos, nos churrascos de domingo, e nos campos de futebol.

Isael  é pré-candidato
Em Pindamonhangaba, o vereador Isael Domingues - atualmente no PSDB mas com um passo dentro do PSD de Gilberto Kassab ? nos confessou que vai mesmo tentar a disputa pelo cargo de prefeito. Sua principal plataforma é, claro, dentro da sua área. Isael disse que a cidade precisa pensar em um Hospital Municipal, porque existem recursos. Segundo ele, chega de repassar R$ 20 milhões anuais para a Santa Casa, pois esse dinheiro pode ter uma gerência direta do Executivo.

Contato: ocimar@pindavale.com.br

728x90