Ministra do TSE joga duro com o Ficha Limpa!


Cuidado eleitor!  Ninguém nasce 'mané', mas alguns fazem um curso e se especializam!

(Coluna atualizada na quarta-feira, dia 8)
 
Eleições 2012 
Voltei pessoal! E agora, como vai ficando mais clara a situação política dos ?prefeituráveis? e as decisões sobre o Ficha Limpa entram na reta final, estamos retornando com a coluna Poucas e Boas. Quer dizer, entram na reta final, uma ova! Ninguém sabe o que vai dar tudo isso!
Alerto a todos que estou correndo de convites para churrasco, porque quando me der na ?telha? ponho um modesto miolo de paleta pra queimar no quintal de casa mesmo, e fico a Bangu.  
Minha filosofia para políticos demagogos é essa: 'O simples fato de eu conversar com você quando estou bêbado não significa que eu goste de você quando estou sóbrio.'

Debate joseense
Fiquei alguns minutos observando na TV o debate entre os sete candidatos a prefeito de São José dos Campos. Claro que a atenção maior estava focada em possível embate entre os candidatos do PT, Carlinhos de Almeida,  e o do PSDB, Alexandre Blanco. Mas isso não aconteceu. Em recente pesquisa do Ibope, Carlinhos de Almeida aparece em 1º lugar com 48% da intenção de votos.
 
Momentos quentes
Dois momentos interessantes: o primeiro, quando Cristiano Pinto Ferreira, do PV, atacou o radicalismo dos sindicatos que faz com que uma indústria como a GM prefira focar seus investimentos no ABC em vez  de ficar no Vale do Paraíba. O segundo, quando o próprio Cristiano teve que explicar porque se afastou da Câmara, apresentando receita médica, e logo em seguida postou nas redes sociais uma imagem sua, no bem-bom das praias. 
É como se diz por aí: ?Aprenda a argumentar e nunca mais precisará ter razão!?
 
Ortiz na frente
Em pesquisa de intenção de votos realizada em Taubaté, o instituto de pesquisas Ibope apontou o candidato do PSDB, Ortiz Junior na frente da corrida dos ?prefeituráveis?  taubateanos com  31 %. Em segundo lugar está o candidato, do Partido Verde, Padre Afonso Lobato com 26%. 
Mário Ortiz (PSD) com 15% e Isaac do Carmo (PT) com 8% completam  a lista dos nomes citados.
A pesquisa colheu informações de 602 pessoas, entre os dias 31 de julho e 1º de agosto. 
 
Ibope em Pinda
Em Pindamonhangaba, todos estão esperando a publicação de uma pesquisa registrada para que se tenha um parâmetro, até mesmo para os candidatos.
Pesquisas não oficiais promovidas por empresas estão sendo divulgadas nas esquinas, mas sempre há a probabilidade de que sejam tendenciosas. O que podemos dizer é que uma dupla voa nas alturas e outra dupla nem saiu do chão.
 
Caçado em Tremembé 
Tremembé está sem vice-prefeito desde o dia 30, quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) caçou o mandato do médico Claudio Manfredini. O ex-vice  perdeu seu cargo por ter trocado o PP (Partido Popular) pelo PV (Partido Verde).

Varejão impugnado? 
O ex-prefeito de Tremembé, Lúcio Varejão (PSDB) também teve impugnada a sua candidatura ao Executivo e também vem travando tremenda batalha jurídica. O seu caso é bem sério porque se refere à improbidade administrativa, ou seja uso indevido dos recursos públicos.
Varejão teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal Superior Eleitoral por não haver aplicado na Saúde e Educação do município os recursos mínimos necessários exigidos por lei. É mais um que vai tentar uma candidatura sub judice. 

Indústrias 
Candidatos do Vale do Paraíba! O eleitor não gosta de prefeito que pensa pequeno! Claro que tudo é importante, Educação, Escola, Segurança... Mas só pode investir nesses setores quem tem receita!
E não tem plataforma melhor para um pretendente ao cargo do Executivo do que falar de emprego! Em Jacareí, Hamilton Mota está entrando pra história ao trazer as multinacionais Sany e Cherry. 
Os prefeitos que marcam na memória são aqueles que trazem grandes empresas para o município, que fazem com que o urbanismo dê uma volta de 360% e só pra citar dois nomes, até mesmo longe do meu tempo: Guido José Gomes Miné, em Taubaté, e João Bosco Nogueira, em Pindamonhangaba. Eles fizeram a diferença!
 
Marketing  pessoal
Pra deixar a sua marca, cada um faz o que pode. Tem gente que se deixa fotografar mostrando só um lado do rosto, enquanto outros exageram no sorriso e ficam parecido com a animação ?O Máskara?. Mal vejo a hora de começar o horário eleitoral gratuito na TV!
Parece que vários candidatos fazem cursos para melhorar a pose e parecer gente boa; deixam de usar o carro novo e começam a passear de Fusquinha 68 ?pois é? para tentar vender uma imagem de pessoa humilde. Em Pinda, tinha um que andava em um Chevetinho velho e pedia ajuda para empurrar o carro. Assim aproveitava e distribuia 'santinhos'. 
Outros usam até de truques de posturas como um olhar perdido no vazio, semblante humilde, os olhos marejados de lágrimas. E tem eleitor que cai feito marreca choca. É como diz o ditado carioca: ?Cada otário tem o malandro que merece!?
 
Juíza impugnou Vitão 
Saiu no fim da tarde da segunda-feira anterior a sentença da Juíza Eleitoral Laís Helena de Carvalho Scamilla Jardim que indeferiu a candidatura de Vito Ardito Lerário (PSDB) para prefeito de Pindamonhangabanas nas Eleições 2012. A decisão baseou-se naquela velha situação em que Vitão, encerrando um segundo mandato consecutivo em 2004, levou sua candidata à sucessão Sandra Tutiashi ao centro comunitário do Pasin, onde foram flagrados na captação de votos.
Coisa de louco! Com isso, Vitão enfrenta uma grande batalha jurídica, só que não vai ?largar o osso?. Com essa, Isael deu tiro no pé?
 
Eleitor ?vitista? inseguro 
Alguns eleitores de Vito Ardito Lerário me perguntam nas ruas se eu posso antever o que vai ocorrer! Não posso não, meus prezados. Não imagino como o TSE vai interpretar esse caso, aliás, isso vem sendo criterioso mesmo, caso a caso. Mas o que posso ressaltar é que não foi um cidadão qualquer que pediu a impugnação... Não fui eu, nem você, mas sim o Ministério Público! 
 
Desgaste político
O que pode ocorrer é que a equipe do candidato do PSDB pode providenciar uma candidatura sub judice. Ele pode realizar sua campanha normalmente, e espera conclusão, inclusive está entre os quatro candidatos a prefeito que participarão do debate da Rede Difusora nesta quinta-feira (9).
Mas, não há como negar que essa correria toda gera desgaste político e deixa seu eleitorado inseguro. Será que ele escapa?  
 
TSE joga duro! 
Pelo que se sabe, a Ministra do TSE Carmen Lúcia Antunes Rocha mostra-se  irredutível nos mais brandos critérios que se configuram como crime eleitoral e é vista como a maior ?pedra  no sapato? de muitos. 
Vale lembrar que essa questão envolve a Lei Ficha Limpa, que por ironia do destino, foi incentivada em Pinda pelo candidato a vice na chapa de Vito, o vereador  Isael Domingues (PV). 
 
Isael pode perder mandato
E eis que ?estoura? outras daquelas só para que o eleitor se acostume que política é assim mesmo. Quando Isael pediu sua desfiliação do PSDB após ouvir o ?canto da sereia? e entrou para o Partido Verde, Vitão agiu rápido e entrou com o pedido para reivindicar a vaga do PSDB na Câmara. Muito bem, se houver deferimento, Isael Domingues, que é o candidato a vice na chapa de Vitão deve perder a vaga de vereador e no seu lugar entra a delegada Maria Elisabete Bassi.
Situação, no mínimo, curiosa, não é não?
 
Vereadores perdem vagas?
Em Pinda, o vereador Ricardo Piorino teve mantida sua vaga de vereador. Após o vereador ter deixado o PPS (partido do prefeito João Ribeiro) para ingressar no PDT, o PPS entrou com pedido para reaver a vaga. O TRE considerou o pedido improcedente. 
Outro que teve seu cargo mantido foi o Dr. Marco Aurélio, que após deixar o DEM e seguir para o PR, teve sua vaga reivindicada por Martim César (DEM). O TRE também julgou improcedente o pedido.
Já o caso do vereador Martim César é complicado porque envolve contas públicas. Seu pedido de candidatura foi indeferidopela juíza eleitoral Laís Helena de Carvalho Scamilla Jardim porque as contas de 2006, de Martim, então presidente da Câmara Municipal de Pindamonhangaba, foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Decomposição política 
Não me esqueço da irmandade criada dentro da Câmara Municipal de Pinda que pregava a limpeza na política local, no momento em que a cidade entrou no ?olho do furacão? por causa de sérias denúncias e suspeitas de esquemas de propina. Com a saída de Isael Domingues e, até o momento, a de Martim César, acabou a composição, melhor, pode estar havendo decomposição dos ?Caveiras?.
 
Caveiras se desmontam
Vamos fazer agora uma viagem no tempo?  Vocês eleitores devem se lembrar  que, lá atrás, surgiu o grupo dos ?Caveiras? na Câmara Municipal, não só com o trabalho de desconstruir a imagem do prefeito João Ribeiro (envolto em denúncias com seus secretários) mas para desvincular sua imagem de Vitão e  preparar a volta gloriosa desse último!
Só que esse grupo está se decompondo! 
 
Olha o padre!
Lembrando o BOPE, polícia ostensiva carioca, o ?Grupo dos Caveiras? reuniu os parlamentares  Isael Domingues, Abdala Salomão e o irmão de Vito, Jânio Lerário, o impugnado vereador Martim César, assim como o atual presidente  Ricardo Piorino . Mas o grupo agora está desfalcado.  O vereador Cal ensaiou fazer parte do clã, mas viu que o apelido ?Caveira? estava sendo interpretado de outra forma e, claro, até eu que sou mais bobo não vou querer queimar  minha imagem nas missas de domingo! Hehe
 
Os prefeitos e a criminalidade
Aliás, vereador Cal, eu vi e ouvi em Taubaté quando o diretor do Deinter-I João Barbosa lhe passava um ?pito? por essa história furada de fechamento de Delegacia em Pinda. Logo com quem que você foi mexer, mano! 
O cara lá bate nas vísceras e conhece cada um dos pedaços do município onde é preciso ação enérgica, sendoque vai cobrar dos próximos prefeitos uma atuação mais corajosa, porque prefeito também é responsável pelos índices de violência!

Tecnologia para que?
 O próprio governador do estado já diz que cabe ao prefeito  chamar os delegados na mesa e mapear os locais onde há suspeitas de desmanches, de biqueira, de ?movimento?. Afinal pra que serve essa ?onça? de georreferenciamento? É só para o satélite monitorar lá de cima o cidadão que deve pagar mais impostos e engordar os cofres públicos? 

Torino e sua equipe de secretários
Pelos lados do PMDB e sua frente partidária, o candidato Paulo Torino é o que saiu primeiro às ruas e tem agora sua situação também mais confortável. A dúvida ainda é: A aliança com Myriam Alckmin foi positiva ou não?  A imagem de Myrinha ainda pode estar ligada à atual administração, que está muito desgastada?
Outra curiosidade se refere ao grupo que vai compor o secretariado do jovem candidato! Quem são eles? Serão os mesmos que estão na gestão atual e vão tentar entrar no vácuo de Myriam? Os que vão votar em Torino não querem isso nem em sonho! 

Gugu e Casé 
Pra que ninguém fale por aí que eu não comento nada sobre os candidatos a prefeito Gugu Melo (PSDC) e Carlinhso Casé (PT), aqui vamos nós. Gugu sempre vem aqui na redação me atazanar, e fala tudo o que pensa. E eu já o avisei que vou publicar tudo o que ele fala!
Ele diz que se garante e que na segunda semana de visibilidade na TV já vai estar ocupando a segunda colocação na intenção de votos. Menos, Gugu, menos...Pega leve maluco! O ?bagúio é loko? e você sabe disso! 
Nosso irreverente amigo ainda disse que ?o PT de Pinda não dá liga?! Cabe agora aos petistas provarem o contrário, mas aí está uma coisa que até dá pra concordar com o Peninha! 

Sem o perfil do PT
Por aqui, o Partido dos Trabalhadores nunca passou de um bom parceiro, e o desafio para sua militância é grande! Acho que, na indefinição entre ficar ou não na frente partidária pró Torino, os petistas perderam  tempo, e o affair com Isael Domingues foi decepcionante quando o candidato do PV deu  ?um perdido? no PT e preferiu compor com o PSDB. 
O PT não previu isso, porque poucos acreditavam que Myriam se aliasse  a Torino e quando isso aconteceu, quebrou o PSDB, deixando todo mundo falando sozinho. Vitão teve que agir rápido e chamou Isael. 
Isso é política, gente! Nada é certo, tudo é provável!

PT ajudando o PSDB? 
O PT pindense está em duas trincheiras, só pra lembrar, porque o vereador Alexandre Farias, do PT, uniu-se a Torino. Já escrevi isso aqui e repito: admiro o trabalho de Silvanilde Kogempa e tenho consideração por Carlinhos Casé, assim como a todos os políticos sérios, mas não vejo essa candidatura mais que uma forma, até mesmo de ajudar o PSDB, posto que uma pulverização só ajudaria Vito Ardito Lerário.
É isso que o PT de Pinda quer, ajudar o PSDB?