Ainda acredito que em festa de saci não tem rasteiras!


"Não acredite nos fotógrafos de hoje em dia. Eles batem fotos sem filmes!"

2013 vem aí
A coluna "Poucas e Boas" deu um descanso, não para os políticos, mas pra esse colunista, que já estava de saco-cheio de falar sempre das mesmas caras, dos mesmos esqueminhas de bastidores e dos mesmos projetinhos de lei nas Câmaras Municipais.



Nunca na história desse país eu vi quatro anos de tanto desinteresse, tanto da classe política, mas o pior, também do eleitorado, isso falando em âmbito municipal. Vamos ver agora se alguém desses novos que se elegeram vai  botar um pouco de carvão na caldeira, ou será 'engolido' pelos mais experientes!  Na hora de eleger presidente de Câmara vocês vão saber do que eu estou falando.
Aviso aos navegantes: Estou de olho na casa das máquinas!

Estou firme em Pinda!
Não, caro vereador Toninho da Farmácia, eu não estava em Minas Gerais! Bem que eu gostaria de tirar uns dias pra descansar em Itajubá, Maria da Fé, Piranguinho e região. Eu estava mesmo é na sondagem dos bastidores políticos pra vir de bateria carregada a partir de 2013! Não é assim 'facinho' se livrarem de mim, principalmente porque não fui feito pra ser músico do Titanic (hehe).

PSDB x PT ( I )
Nas eleições deste ano, o PSDB do Vale do Paraíba deu sinais de desgaste e o PT se aproveitou. Atuando como uma sombra na região onde o mentor maior é o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (nascido em Pindamonhangaba), o Partido dos Trabalhadores conquistou 13 das 39 prefeituras da RMVale.
Agora, a luta petista está concentrada em 'tomar' mais um reduto tucano do Vale, e não é um qualquer um não, simplesmente Taubaté, segundo maior colégio eleitoral da região com 212 mil eleitores.

PSDB x PT ( II )

Caso Isaac do Carmo tivesse vencido o 2º turno das eleições taubateanas, estaria fechada a trinca das maiores cidades valeparaibanas, todas nas mãos do PT. Em Jacareí, após realizar uma administração que teve a aprovação de seus eleitores, Hamilton Mota foi reeleito. Enquanto isso, Carlinhos de Almeida desbancou o PSDB em São José e vai colocar a bandeira vermelha no Executivo da Terra de Cassiano Ricardo.

Olha o Abacaxi!

Não precisa ser muito esperto para entender que o PSDB de São José dos Campos deixou dois perrengues para o próximo governo. Carlinhos de Almeida vai ter que administrar consequências do ato de remoção das famílias do Pinheirinho, porque a Prefeitura retomou o lugar para entregar a um especulador (que deve horrores para os cofres joseenses). Outro abacaxi pra ser descascado é a Via Banhado que está projetada para cortar a região e com isso, seria necessária retirada de 450 famílias do Banhado. 
Os moradores do local ocuparam a área de forma irregular, mas depois de se fazer muitas vistas grossas, agora, o impacto social seria desgastante para um novo prefeito.

PSDB em Guaratinguetá

Em Guaratinguetá, Francisco Carlos (PSDB) está de volta à Prefeitura, após duas gestões de Junior Filipo (DEM). O tucano eleito acredita que a cidade precisa ser mais ousada na geração de empregos e promete desenvolver um plano agressivo para a captação de grandes empresas para a Terra de Frei Galvão.
Uma de suas metas e criar um novo distrito industrial no município, provavelmente na região de Engenheiro Neiva, que é onde ainda há uma ampla área disponível.

PSDB em Pinda

A exemplo de Guaratinguetá, o PSDB está de volta ao comando dos destinos de Pindamonhangaba, com a eleição até certo ponto tranquila de Vito Ardito Lerário. O prefeito eleito tem anunciado por onda anda que sua equipe é toda renovada, e que pretende oxigenar os diversos setores da sua administração com sangue novo. Ele promete ainda um secretariado altamente técnico, sem esses malfadados vínculos de amizade (que é o que abre precedentes para ações de corrupção).

Bastidores em Pinda

Vinha sendo comentado que Vitão iria puxar o vereador reeleito Cal para a Subprefeitura de Moreira César e assim abriria espaço para que o suplente Rafael Goffi assumisse uma cadeira no Legislativo de Pinda. Meus informantes me sinalizam que alguma coisa ardeu. Vitão preferiu manter Cal na Câmara e pretende colocar o experiente Mané como subprefeito do Distrito.
Outro comentário é que o presidente da Câmara (reeleito) vereador Ricardo Piorino (PDT) poderia ser o titular da pasta Secretaria de Governo e Integração, no lugar do atual secretário engenheiro Arthur Ferreira dos Santos. O que todos perguntam é: Arthur trabalhou abertamente na campanha para trazer Vitão de volta e com toda a aprovação de João Ribeiro. Ele vai levar uma secretaria?

Nem Sandra, nem Macaé

No secretariado do prefeito Vito Ardito Lerário não devem constar os nomes de Sandra Tutiashi e Cláudio Teixeira Brasão 'Macaé'. Sandra é profissional competente e estratégica para Geraldo Alckmin, estando na direção do Hospital Regional, em Taubaté. Macaé, outro que sempre foi braço forte de Vitão, aceitou um convite em Taubaté e deverá compor a equipe de governo do prefeito Ortiz Junior. Dessa forma, o nome mais forte para assumir a Secretaria de Esportes de Pinda é o do empresário Leandro Galdino.

Pinda moderna
Não há como negar que Pindamonhangaba deu um salto de modernismo e suas paisagens agora são outras. Antes parecia uma fazenda, com ruas estreitas, esburacadas, cheias de animais e abandono.
Atualmente, todas a principais vias da cidade estão duplicadas, o trânsito é sinalizado com faróis de contagem regressiva, sinalização horizontal e ampliação do corredor viário, tirando o fluxo do 'miolinho' central para dar visibilidade a muitos bairros.
A administração que se encerra acertou em muitas coisas e errou em outras. Só que o eleitor não vai recordar os acertos e sim, os erros, ainda mais quando passou do limite da sem-vergonhice envolveu secretários, esquemas de corrupção e desvio dos recursos públicos. Coisa de louco!

Transição em Pinda
Lá atrás eu dizia que a equipe do prefeito João Ribeiro já estava fazendo uma espécie de transição para a volta de Vito Ardito Lerário, e está aí confirmada a minha observação. 'Ah, mas não eram desafetos?', diriam alguns ingênuos. Ainda acredito que em festa de saci não tem rasteiras! Ambos têm interesses comuns, vieram das mesmas fileiras partidárias e mantém as rédeas da cidade sem dar um mínimo de chance para um eventual projeto 'intruso'.
Dessa forma, podem ter certeza que a passagem do bastão, de João Ribeiro para Vito Ardito, será a mais tranquila possível. Inclusive, vai ter um bom dinheiro em caixa pra que o início da gestão tucana em 2013 não fique engessado, como a gente sabe que acontece em várias cidades por aí. 

Avacalhou

No município de Tremembé, durante a cerimônia de diplomação do prefeito Marcelo Vaqueli (PSB), tudo corria bem, até que o nome do novo prefeito foi anunciado. De repente, meus amigos, maior barraco da paróquia. Um rapaz soltou os maiores impropérios contra o prefeito novo, inclusive, com ofensas que recaem sobre a genitora de ambos. 
Depois que chegaram os policiais e alguns amigos da turma do 'deixa disso', descobriu-se que o ofensor é irmão do ofendido. Coisas de família e brigas no calor da campanha eleitoral que teriam causado esse BO, foi o que descobrimos. Freud explica?

Não deu aqui, vai lá...
Com a não eleição de Paulo Torino, o time que o rodeava volta seus olhos para o vereador reeleito Dr. Marco Aurélio Vilardi. O problema é que são só quatro vagas na assessoria! De faca, não, gente! (hehehe)
Antes das eleições eu cheguei até a ouvir algo do tipo: "Quando eu estiver lá, vou receber você no meu gabinete com toda a atenção possível. Mas quem não for dos 'nossos' nem atendo o telefone!". Então me lembrei de uma frase: Toda piada tem graça, ou por ser muito engraçada, ou por ser muito idiota, tudo depende de quem conta.

Sai Peixoto, entra Ortiz
Em Taubaté, Bernardo Ortiz Junior promete uma gestão transparente e mais ações para o setor de saúde e mobilidade urbana. O povo taubateano anda ressabiado com a classe política, principalmente depois dos oito anos do PMDB.
Mas uma coisa a população de Taubaté deve reconhecer: a economia da cidade cresceu muito com Peixoto, que gerou mais emprego do que as cidades vizinhas, e se destacou como grande centro exportador da região.
A pouco mais de 10 quilômetros de distância, Pindamonhangaba ficou só nas promessas mirabolantes e deve perder receita nos próximos dois anos, de acordo com levantamentos do Caged.

Geração de emprego em Pinda

Isso é mais que urgente para Pindamonhangaba. E para dirigir pela quarta vez a Prefeitura, Vito Ardito Lerário promete agressividade na política de atração de empresas. Ele inclusive afirmou recentemente em emissoras que fez várias viagens para a Coréia do Sul. Isso pode representar alguns contatos vantajosos com empresas de grande porte.
É isso que a cidade espera, após perder várias fábricas e ver muitas famílias sendo transferidas. Alem disso, tenho informações de que a administração que se encerra perdeu a oportunidade do retorno da Coca-Cola, que aceitou uma proposta da Prefeitura de Taubaté.

Contato: ocimar@agoravale.com.br


anuncio