Ano de eleições e de largar o osso!


"A política é como a esfinge da fábula: devora todos que lhe não decifram os enigmas." 
(Antoine Rivarol)
 
Hora de largar o osso nas eleições!
 
Em todo lugar, no campo político e principalmente nos bastidores das administrações, tem aqueles que jogam em duas frentes. Ele está na situação, mas tenta deixar uma janelinha aberta caso em outubro vença a oposição. 
Isso me lembra uns camaradas por aí que não torcem pra time nenhum. Mas estão nas arquibancadas, entram no gramado, carregam bandeiras, e só vão nos jogos das equipes que estão na liderança, porque sabem que todo domingo tem churrasco do bom no terceiro tempo.
Mas, para evitar surpresas, o capitão deixa um marinheiro lá no cesto da gávea para observar a embarcação mais próxima.
 
A corrida em 2012
 
O ano de 2012 entra com temperatura ainda amena mas deve esquentar nos próximos meses. É ano de eleições municipais e a campanha terá início em breve com os pré-candidatos de cada cidade fazendo de tudo para demonstrar seu potencial. 
Pra quem pretende a reeleição, a situação é aquela: se fez, fez, se não fez, passa a vez!
 
Eleições em Taubaté
 
Em Taubaté, o combate deve ser entre Ortiz Junior e Padre Afonso Lobato e eu aposto mais no primeiro, que tem por trás a experiência do pai. No caso do deputado sacerdote, vai haver muito material de desconstrução de sua imagem.
Quem também se propõe a uma candidatura à prefeitura taubateana é o arquiteto Urbano Patto, que atualmente trabalha na prefeitura de Pindamonhangaba.
 
Eleições em Guaratinguetá
 
Na terra de Frei Galvão, Junior Filipo não pode se candidatar a reeleição e deve apoiar um nome. Pelo andar da carruagem, ou recerá apoio o vice-prefeito Miguel Sampaio, ou será a vez do jovem presidente da Câmara, empresário George Nicolas  principalmente pela boa imagem que tem na cidade, por seu trabalho desenvolvido na Associação Comercial e Empresarial (ACEG) e seu envolvimento na vida pública.
Nicolas é um ferrenho defensor do carnaval de rua e frequenta todas as sedes de escolas de samba de Guaratinguetá, reduto que elege tranquilamente um prefeito. Mas, em Guará, quem é louco de não apoiar o carnaval? Diga-me...Quem?
 
Eleições em Jacareí
 
Pelo trabalho eficiente desenvolvido em sua cidade - pelo menos é a informação que nos chega de lá - o atual prefeito Hamilton Motta é favoritíssimo a uma reeleição. Com ele, Jacareí deu um salto de desenvolvimento e deve atingir os 250 mil moradores dentro dos próximos 10 anos.
A cidade abriu suas portas para as grandes indústrias, com destaque para empresas ligadas ao setor automobilístico. 
 
PT fecha com Torino, em Pinda
 
A presidente do Partido dos Trabalhadores, diretório de Pindamonhangaba, Silvanilde Kogemmpa, resolveu fechar com Torino para as eleições 2012. No último sábado dia 21 janeiro, o PT local aprovou por unanimidade de membros o apoio a candidatura de Paulo Sergio Torino  PMDB a prefeito de Pindamonhangaba nas próximas eleições. Segundo Sil, esta decisão do diretório municipal será levada para aprovação dos filiados no  Encontro Municipal que irá acontecer em 11 de fevereiro 2012..
 
Cartada fatal
 
Então amigos, devo dizer que essa foi uma cartada e tanto na briga dos pré-candidatos à prefeito! Com essa decisão do Partido dos Trabalhadoresa, a balança pesa bastante para um lado só, de tal forma que a maioria aposta em uma polarização entre dois candidatos!
Eu digo que isso é só o comço e uma pequena amostra do que serão as eleições 2012 em Pinda. Do outro lado, não nos esqueçamos, existe a situação, que tem 'dim-dim' pra campanha.
 
Não quis o cargo de vice?
 
Na reunião, o PT de Pindamonhangaba propôs o acerto, não só para acompanhar o momento político atual na cidade, mas também em consonância com a esfera federal, que tem o PMDB alinhavado ao PT.
Todavia, caso de vitória de Torino nas urnas, a presidente Sil propôs permanecer com a Subprefeitura de Moreira César, e quis abrir mão na chapa do cargo de vice-prefeito. Alguns peemedebistas ficaram desconfiados, afinal, isso pode servir de senha para trazer alguns que estão hoje em outras fileiras e até mesmo na situação! 
 
PMDB, a cereja do bolo
 
Só pra lembrar: o PT de Pinda andou 'namorando' o pré-candidato Isael Domingues (Partido Verde) durante bom tempo.Por sua vez, o vereador do PV aguarda uma hipotética virada de mesa que traga o PMDB que agora está nas mãos do diretor do Senai. Huuummmm.
Eu, na minha pouca sabedoria e muita ingenuidade política, acho difícil que se contrariarie uma decisão que partiu lá do 'Grandão' no Planalto, o vice-presidente Michel Temer. Enfim, em política, nada me surpreende!
 
De volta às glórias do passado
 
O PMDB já foi o príncipe galante; já adormeceu feito uma princesa; já foi a bruxa má que distribuiu maçã envenenada para políticos ingênuos, e no final, virou um dragão devorador, tão combatido que foi se esconder em sua caverna! Mas em Pinda, parece que está sendo visto como a volta triunfal do príncipe, uma fábula em nova roupagem. Todos querem o PMDB agora! Coisa de louco!
 
Gugu na fita!
 
Ainda não sei se meu amigo Gugu Melo será candidato á prefeito. Até aposto que ele está valorizando o passe, pra quem sabe tentar aí, uma candidatura à vereador em Pinda.
Pelo menos, quando a gente se viu por algumas vezes, a conversa dele era sempre aquela: ?Prepara-se para uma bomba: Isael vai explodir o Torininho e vai pegar o PMDB!? Figura, esse Gugu...kkkkkkk
 
Toninho da Farmácia responde
 
Esse espaço é para o Direito de Resposta solicitado pelo vereador Toninho da Farmácia, de Pindamonhangaba. Ele alega que o ex-prefeito Vito Ardito Lerário não esteve presente na nas festividades de entrega de presentes na comunidade do Bosque da Princesa. 
O vereador também ressaltou que o prefeito João Ribeiro passou por lá sim, para dar um abraço nas pessoas, e isso não é crime eleitoral. ?Eu não cometi nenhum erro! Não estamos em época de campanha eleitoral!?, disse.
O vereador conclui, lembrando que realiza esse evento há 23 anos, sempre tentando ajudar os mais humildes e se sente envergonhado pelo episódio que foi causado por algumas pessoas munidas de filmadoras. ?Não sei por que essa intenção de gravar, foram lá e ainda ofenderam o prefeito. Só sei que a correria e o tumulto causado assustaram  as pessoas, principalmente o grande número de crianças que estavam no local para receber presentes. O caso deu boletim de ocorrência porque eu mesmo fui à Delegacia e registrei o BO!?
 
Respondendo
 
Realmente, vereador Toninho da Farmácia! Não é caso de crime eleitoral, mesmo porque ninguém ainda está em campanha oficial. Mas, foi uma surpresa pra nós esse tumulto, porque eu também considero que uma campanha que é realizada há 23 anos, que não é nenhuma novidade pra ninguém, tenha virado alvo!
De qualquer forma, as imagens do vídeo estão preservadas e logo saberemos qual a real intenção e de quem partiu. Respeitamos o seu trabalho social, realizado muito antes que o senhor se elegesse vereador. A coluna só registrou o fato por causa do boletim de ocorrência.
 
Barraco no Pinheirinho
 
Essa história do Pinheirinho correu o Brasil e mostrou muita inércia do PSDB. A área é do especulador  Naji Nahas que, segundo a lenda, deve uma imensidão de IPTU para São José dos Campos. Aí vem os sem-tetos (e no meio deles sindicalistas de partidários e aproveitadores) e se instalam na área de 1,3 milhões de m².
O prefeito Eduardo Cury faz vistas grossas, deixou o barco correr e deu nisso. Literalmente, virou barraco. Lamentável, pelo número de crianças envolvidas, e que não têm culpa nenhuma de tudo o que acontece ali.
 
Descobre um santo para...
 
Está tudo muito bom, está tudo muito bem, mas estamos naquela situação onde descobrem um santo para cobrir outro. Enfrentar sem-tetos organizados com galhos de árvores, cabos de vassouras adaptados com facas, com escudos feitos de tambores e capacetes de motocicletas, até que o saldo foi ótimo, sem nenhuma morte.
Mas por que a sociedade como um todo (juízes, polícia, governo) não enfrenta o crime organizado? Aí não dá, né mano? O bagúio fica loko, né não?
E ainda retiram policiais militares de Taubaté, Pinda, Caçapava e outras cidades pra resolverem o BO que Prefeitura de São José dos Campos arrumou pra ela própria. 
 
Cidades violentas!!! 
 
Não é só em Pindamonhangaba, mas o Vale do Paraíba é hoje um local com pouca segurança. Em Pindamonhangaba, bairros antes tranquilos agora sofrem com a onda de criminalidade.
Campo Alegre, bairro antes sossegado, e próximo a uma unidade militar, agora é local onde estão acontecendo assaltos a mão armada.
Moreira César é do tamanho de muitas cidades do interior e está vivendo o caos com vários crimes! Residencial Lessa, outro bairro onde acontecem absurdos!  
Zona Leste (Cidade Nova, Feital, etc...), é região também muito grande e com pouco aparato policial.
Araretama, outro bairro-cidade que precisa de atenção, com a instalação de um Distrito Policial.
 
Batalhão da PM
 
Na rede social Facebook estão criando grupos para denunciar situações como essa, e é preocupante a gente ver que o efetivo da PM por aqui, não obstante seus esforços, não é suficiente para cobrir uma cidade de 160 mil moradores.
A cidade já comporta um Batalhão da Polícia Militar. 
anuncio