A lenda do aeroporto de cargas


"Perguntas- me qual foi o meu progresso? Comecei a ser amigo de mim mesmo."
Sêneca

Esclarecendo comentários!
Galera! Estou de volta com mais uma edição da coluna, e gostaria de esclarecer um ponto muito importante! Não estou ?down? como alguns andam comentando pelas quebradas. Estou muito vivo, e esse papo de que levei processos, estou com medo, pegando leve...kkk...isso é balela!
E se estou sendo processado, isso também acho muito normal, afinal, qual jornalista não tem seu processinho rolando por aí? No meu caso, isso não procede, porque o que escrevo se refere a procedimentos e posturas políticas. Não me atenho à vida pessoal de ninguém!
O que eu quero dizer é que meu tempo pra fazer a coluna está curto! Mas, vez ou outra, postaremos uma edição, podem ter certeza!

Ficha Limpa em Ilhabela? Sei!
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Ilhabela ficou quente na terça-feira (13), quando foi votada, às pressas, a proposta do vereador Erick Pinna de mudar a lei do município para evitar nomeação de quem tem condenação judicial.
Por seis votos contra três, os vereadores ilhabelenses rejeitaram o projeto, que dentre outros itens, proibia nomeação para  cargos comissionados na Câmara e Prefeitura (secretários, diretores e assessores) que tenham ficha suja!
Mas que ?sessão? bem ?ordinária? essa também, hein, pessoal do arquipélago?! parece que meio mundo aí  já tocou pianinho para o ?capa preta?.}

O povo não esquece

Em Taubaté, um dos vereadores mais criticados atualmente é Henrique Nunes, depois do episódio em que a Câmara Municipal votou contra a cassação do prefeito Roberto Peixoto. É fato, que a população taubateana anda muito decepcionada com tudo o que aconteceu.
E se existem parlamentares que estão sendo poupados, nesse momento atual da política da cidade, são apenas dois: os vereadores Digão e Polyana Gama, que foram os que mais se empenharam na busca de apoio pela comissão processante e seus desdobramentos.
Um dos críticos mais ferrenhos de Nunes é o jornalista Carlos Karnas, ex-TV Vanguarda.

Ficam só 11 em Pinda!
A Câmara de Pindamonhangaba votou, durante a sessão ordinária (no bom sentido) da última segunda-feira, a emenda que previa o aumento do número de vereadores do Legislativo local.
Depois de várias colocações, o número de edis permaneceu o mesmo! Teve até quem me disse que, quanto maior o número de vereadores, mais difícil se torna para que sejam assediados pelo Executivo.

Qualidade é melhor que quantidade
Todavia, em caso de mais parlamentares, e considerando que os 6% repassados para o Legislativo permanecem os mesmos, cai o número de servidores e assessores. Eu prefiro que mais pessoas tenham trabalho garantido, do que mais parlamentares pedindo corte de árvores, denominando ruas ou homenageando famílias com diplomas, enquanto em algumas cidades a prefeitura deita e rola com seus secretários.
E um dos papéis de  um vereador é fiscalizar a administração.

Especulação imobiliária
Isso aconteceu em São Paulo na década de 50. Mas o que acontece em Pindamonhangaba é algo que, se não foge totalmente da minha compreensão, me dá uma sensação de estar sendo enganado junto com outros 150 mil habitantes.
Foram anunciados vários empreendimentos desde 2005, e nada vingou. Só que hoje, se você for comprar um terreno em Moreira César ou adjacências, vai pagar o triplo do que valia.
O mesmo ocorre nas regiões onde dois grupos anunciam shoppings-center. Com isso, as áreas se valorizaram, ganharam condomínios, a construção civil ficou aquecida, e coisa e tal.
Isso foi programado em laboratório? Há quem diga que, nas reuniões dos gabinetes, fazem um projeto muito bem elaborado, escolhem os elementos e instrumentos de propagação, e fingem que aquilo ?vasou?, porque não era pra ser divulgado na imprensa, e outros blá-blá-blá.

A lenda do aeroporto de cargas
E a história do Aeroporto de Cargas? Cadê o tal grupo Eviation, da Air Group?
Eu embarquei, porque penso no progresso. Muitos embarcaram, porque querem ver a cidade se desenvolver, e agora, a realidade é bem outra: estou sendo obrigado a crer que foi um esquema de valorização de áreas, criando-se expectativas, e com ela, a especulação imobiliária. Não era Air Group...era grupe

Seriedade já!
Eu quero ver quando chegar o final dessa administração, e tenho uma relação de tudo o que foi prometido e não cumprido, da mesma forma que eu e muitos guardamos os planos de governo da administração do PSDB, e muita coisa não saiu do papel. Fábricas como a Monark e a Gessy Lever prometidas em 1996, na primeira página da Tribuna do Norte!
Ah! Para com isso, gente! Está na hora de seriedade!

Cassação e Pinda?
Ah! Sabem daquela história, que o prefeito de Pinda seria afastado por contratação irregular de emissora? Só avisando aos navegantes, a ação foi em Primeira Instância, e o prefeito João Ribeiro tem como continuar no poder (aliás, continua) enquanto recorre.
Passando isso, se perder, JR ainda pode recorrer em 2ª Instância, em São Paulo. E, se também perder, ainda recorre em Brasília, em 3ª Instância.

Grande coisa!
Não sei se os leitores de nossa coluna já assistiram o filme Big Nothing (2006) que no Brasil veio intitulado ?Grande Coisa?. O filme foi protagonizado pelo ator inglês Simon Pegg e fala de uma empresa de internet que, ao monitorar todos os seus usuários, descobre um padre que acessa diariamente filmes pornográficos.

Mordendo barranco
Gugu Melo sempre aparece aqui na redação e, claro, o assunto acaba virando pra política. Ele havia anunciado que estava tudo certo para a sua candidatura para prefeito, mesmo sem dinheiro para campanha. Na semana que passou, Gugu esteve por aqui e estava fulo. Disse que seu nome havia sido rejeitado depois de estar tudo combinado, e suspeita que o presidente do seu partido ?vendeu? a legenda para um certo candidato à prefeito da cidade. Ah! Esse homem tem dinheiro!

Isael no PT
Eu tinha quase certeza que o vereador Isael Domingues estava fechado com o partido Verde, ele mesmo me disse de seus planos e afirmou que a executiva do PV estava formada em Pinda.
Mas, eis que ventos marotos me trouxeram uma informação quente: Isael estava conversando com o Partido dos Trabalhadores, e que Silvanilde Kogempa, presidente do PT local, já tinha até preparado um encontro de filiação de Isael. Só que ele não apareceu!
Entrei então em contato com a assessoria de imprensa do vereador, que prometeu uma nota, mas até o momento em que fechávamos a coluna, não recebemos a resposta do vereador e pré-candidato a prefeito.

Dia Sem Carro
Há quanto tempo você não caminha um pouquinho à pé, ou pega uma bicicleta para dar umas voltas? O dia 22 de setembro é conhecido como o ?Dia Mundial Sem Carro?, e é uma boa oportunidade para que você, cidadão, deixe o seu veículo na garagem. Um dia só não vai descarregar a bateria ou causar problemas com alternador. Aproveite, vá trabalhar sem carro, economize, ganhe mais saúde e colabore com a campanha!

Contato: ocimar@agoravale.com.br