Inventores brasileiros criam tampinha de plástico que serve de bloco de montar


Projeto parte da ideia de que reusar é melhor do que reciclar e torna o aproveitamento de tampas plásticas divertido e educativo

Desde meados dos anos 50, usar plásticos decolou, mais ainda no mercado de embalagens, pelo baixo custo. Mas agora cresce o interesse por reduzir, reutilizar, reciclar e reavaliar o aproveitamento desse material.
Reduzir e reutilizar são soluções que costumam acontecer paralelamente, pois evita-se produtos descartáveis e se dá preferência aos reutilizáveis. Ao mesmo tempo, vale a melhor utilização dos diversos objetos que usamos no dia-a-dia, para prorrogar sua transformação em lixo.
Foi pensando nisso que Claudio Vollers e Henry Suzuki, dois inventores brasileiros, conceberam e patentearam no Brasil e lá fora as “Clever Caps”, um projeto de tampinhas de garrafa reutilizáveis. Vencedor do Brazil Design Awards 2014 como design brasileiro de embalagem mais premiado no mundo, as “Clever Caps” são tampas compatíveis com garrafas PET, TetraPack e frascos tradicionais fabricadas no mundo todo, e podem ser encaixadas entre si ou com outros blocos de montar, como o famoso “Lego”.
Então ao em vez de você empilhar todo o lixo no quintal de sua casa, você empilha tampas e cria objetos divertidos e decorativos. “Atualmente estamos vendendo essas tampinhas para um produtor de água mineral, mas, pelo fato de serem compatíveis com Lego, as possibilidades são ilimitadas”, avalia Suzuki.

Segundo o inventor, as peças dessas tampinhas são feitas com material que pode ser 100% reciclado, mas dispensam a reciclagem por promoverem o reuso de forma inovadora.
“Nós acreditamos que reciclar é uma boa solução, mas reusar é melhor ainda já que, durante o processo de reciclagem, muita energia é consumida e um volume enorme de gás carbônico é liberado na atmosfera”, lembra Vollers.
Apesar de o produto já ter sido lançado em baixa escala com maquinário criado durante a fase de desenvolvimento, Suzuki e Vollers querem voar alto e vislumbram um mercado maior pela frente – mas precisam de investidores. Os inventores tem o objetivo de aumentar sua capacidade produtiva. “Com uma maior produção, podemos ir para modelos de negócios que envolvam o lançamento de linhas produtos – exclusivos ou não – com as tampas” garante.

Quem quiser conhecer mais sobre o projeto da dupla basta entrar em contato pelo email: henrysuzuki@cleverpack.com.br