Henrique Steyer: "Eu acho que o que tenho de diferente é essa leitura multidisciplinar do negócio"

Badalado arquiteto gaúcho bate um papo com a coluna Inside sobre arquitetura e decoração


Uma noite chuvosa em um ambiente requintado, com pessoas agradáveis. Esse foi o cenário para o lançamento dos livros "Uau! Design, Emoção, Experiência" e "Décor com Touché - Dicas Práticas Para Mudar a Casa em Um Mês",  do badalado arquiteto gaúcho Henrique Steyer, que é formado em arquitetura e urbanismo, com pós-graduação em imagem publicitária e pós-graduação em design estratégico. Com projetos apresentados em mais de 35 países, já projetou loja na África do Sul, ganhou prêmio de decór na Turquia, foi capa de revista na China e sempre é convidado como palestrante nos maiores eventos do setor no Brasil. Com trabalhos voltados para criação e móveis, o foco de Steyer é gerar soluções para os clientes.

Muito simpático e atencioso, Henrique Steyer bateu um papo comigo sobre seus trabalhos e tendências do mercado.

Marcos Bulques - Em relação ao livro "Uau! Design, Emoção, Experiência", me conte um pouco dessa experiência em escrever para um público seleto que inspira um bom gosto.

Henrique Steyer: Foi um livro que eu escrevi com uma professora, que foi minha orientadora na faculdade e, dez anos depois, nos reencontramos e escrevemos esse livro. Então é uma viagem nesses dez anos de carreira, mas sem ficar falando de portfólio e sim com o viés do que o design toca na vida das pessoas, como ele mexe com a emoção, com a razão, o que faz um objeto ser amado, desejado ou ser um simples objeto de uso.

MB: Qual foi a repercussão, desde o lançamento?

HS: Foi boa, o prefácio quem fez foi o Allex Colontonio, um jornalista muito conhecido na área, dirigiu a Casa Vogue por muito tempo e fez um prefácio lindo. Teve muita repercussão no lançamento, foi um pessoal bem legal que colaborou conosco e foi uma surpresa, porque o livro possui uma leitura leve, mas não é aquele livro de portfólio que muitos arquitetos fazem para ficar exibindo fotos de projetos. Alguns projetos eu mostro, mas com muito mais conteúdo e citação de outros pensadores, além de mostrar a trajetória de produtos meus que, por exemplo, eu desenvolvi um móvel, que virou um brinco, que virou um pingente, que virou uma peça de brilhante, que foi parar na casa de alguém e a pessoa começou a usar o design no corpo, ou seja, saiu da casa para o corpo. Mas é uma leitura bem leve. A pessoa pode abrir em qualquer capítulo. É uma retrospectiva da minha carreira e não um livro portfólio.

MB: Hoje, qual a tendência do mercado? O que as pessoas mais procuram em termos de design?

HS: Em questão de tendências, eu costumo não seguir tendências. Acho muito ruim quando eu chego em uma loja com algum cliente e me falam que está se usando muito sofá curvo. Então vou ver o que existe de quadrado, porque tenho pavor de "esta se usando", sabe? Pelo menos procuramos sair do que todo mundo está usando.

MB: Esse segundo livro é um manual de decoração, é isso?

HS: Sim. "Décor com Touché", como se fosse para ter uma casa com personalidade. É uma compilação do que eu já tinha, ideias que eu já havia divulgado. Colocamos tudo em um livro só sendo um manual prático para um leigo poder transformar a casa em um mês. Então são 31 dicas, ensina escolher tapetes, a cor para pintar a parede, definir tamanho de televisão, o espaço do sofá até a televisão, e assim vai. É um livro rápido, uma leitura divertida e que a pessoa pode ler uma página por mês e colocando em prática e transformando sua casa ela mesma.

MB: Sabemos que você é uma referência na sua área, premiado dentro e fora do Brasil. Qual o segredo do sucesso desse trabalho?

HS: Eu acho que o que tenho de diferente é essa leitura multidisciplinar do negócio. Eu tenho formação em arquitetura e urbanismo e publicidade e propaganda e design estratégico, então acabo usando tudo isso como ferramenta e arma para resolver demandas de uma empresa que me chama.