Esporte Educacional uma das ponte para a transformação social

O esporte educacional poderá ser uma ponte para a transformação social e servir para a formação de seres humanos melhores, este projeto deve ser construído urgentemente na escola.


Esta semana assistimos mais um caso de violência em uma escola brasileira que culminou numa tragédia que chocou o país inteiro. Sofremos e choramos com a dor das famílias, ficamos nos perguntando: onde iremos parar com tanta violência e medo? Como podemos formar seres humanos melhores, mais humanos? Como contribuímos para uma sociedade melhor?

Creio que o esporte pode colaborar com desenvolvimento humano e com a construção de uma sociedade melhor. Mas para que isso ocorra sua virtude educacional deve ser estimulada nos diferentes espaços de formação, assim, proponho que o esporte seja transformado para ser veículo construção de valores, como: respeito, ética, companheirismo, solidariedade, compromisso, inclusão. Percebe-se que há muito caminhar neste sentido e tal transformação passa pelas mãos do professor de educação física dentro da escola.

O esporte apenas reproduzido na escola, sem receber o trato pedagógico, estimula outros valores, que por sua vez, privilegia e valoriza o alto rendimento esportivo, as performance esportivas, as competições e a seleção dos mais aptos, e acaba por excluir uma parcela significativa da população das vivências corporal proporcionadas por tais práticas.

O esporte deve ser tratado como um direito de todos, sendo assim, todos poderão se beneficiar dos momentos significativos proporcionados pelas práticas corporais. Desta forma, é necessário a recriação e a aquisição de novos sentidos ao esporte, especialmente para os que vivenciam. A construção do esporte educacional passa pelas mãos do professor de educação física na escola, assim, cabe ao mesmo, por meio da organização e sistematização de métodos que valorizam boas práticas, estimulam crianças e jovens a gostar de esporte e ensinam valores que serão levados para toda a vida.

O esporte educacional é um dos poderosos instrumentos de ação e transformação social, um das pontes para um mundo melhor, sem discriminação, sem preconceito e principalmente sem violência.

Pois quem fará um esporte diferente que atende aos objetivos educacionais é o professor de educação física, não vejo outro profissional capaz de tal feito. Portanto, professores de educação física reflitam a sua prática, construam possibilidades metodológicas que visem a inclusão de todos, desconstruam o modelo de esporte competitivo e construam um modelo a partir dos referenciais teórico/metodológicos do esporte educacional. Reafirmo, só o professor de educação física na escola conseguirá construir tal proposta.

O método terá i esporte como meio e não como fim. O fim será a formação do cidadão ético e responsável socialmente. Sendo assim é papel do professor de educação física conduzir os seus alunos a tais reflexões dentro das quadras das escolas.

A mídia propaga o esporte como o salvador da pátria, que tira as pessoas das drogas e do ciclo da violência, o esporte por si só não tem esse poder, mas pode ser um dos gatilhos para uma possível transformação social, juntamente com outras políticas públicas, como: educação, cultura, saúde e outras.

No esporte educacional, a criança e o jovem possuem a possibilidade de conviver, aprender a ser, aprender a respeitar, se autoconhecer, ou seja, a partir do jogo e das práticas corporais poder ter momentos significativos para seu processo de aprendizado e desenvolvimento.

Aproveito para realizar um apontamento critico ao setor público que historicamente obedeceu uma lógica de intensificar seus investimentos no esporte de alto rendimento, em especial os de maior visibilidade midiática, tal feito privilegiou uma pequena parcela da sociedade e acabou excluindo uma grande massa de crianças e jovens em formação e desenvolvimento.

Os investimentos no esporte educacional, por parte do setor público, dever ser pensados e executados estrategicamente, pois podem abranger uma parcela significativa da população em formação e desenvolvimento, assim, o esporte a partir de um plano estratégico de ação conjunto com a educação, saúde e cultura poderá colaborar para formar seres humanos mais humanos e contribuir na construção de um mundo melhor. 

728x90