Colunas


Neymar Jr suas polêmicas e crises na carreira via redes sociais

Jogador de qualidade incontestável, que todos nos sabemos, ganhador de títulos coletivos e individuais, mas por muitas vezes desliza e gera polêmicas nas redes sociais.

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 09 Ago 2018
Tite, o ex incontestável?

Tite, antes da Copa da Rússia-2018 pelo seu retrospecto a frente da Seleção Brasileira, era tido como incontestável por muitos no Brasil. Porém, com a eliminação frente a Bélgica este status estaria entrando num processo de reversão?

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 26 Jul 2018
Rússia-2018: a Copa que foi além do ganhar e perder

Com a Copa da Rússia caminhando para o final as questões que surgiram extra campo nos motiva a refletir sobre possíveis rumos que a humanidade possa trilhar nos próximos anos. O evento pode nos demostrar que o futebol vai além das quatro linhas.

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 13 Jul 2018
A Copa dos naturalizados

A Copa da Rússia de 2018 trouxe a tona um fenômeno pouco discutido, mas crescente no futebol, que é a globalização, que se reflete na legião de jogadores naturalizados, das 32 seleções, 22 possuem pelo menos um jogador de outro país.

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 28 Jun 2018
Os favoritos e as surpresas dos azarões das Copas

A Copa da Rússia se inicia, especula-se os favoritos e as surpresas dos azarões, os favoritos são estabelecidos pela tradição e os azarões sempre estão rondando as Copas. Será que aparecem na Rússia?

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 15 Jun 2018


O amargo jejum de 24 anos

A Seleção Brasileira de Futebol passou por um longo jejum de títulos de Copas do Mundo que se iniciou após o Tri de 70 e terminou no Treta de 94.

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 01 Jun 2018
Gérson: o canhotinha de ouro

Gérson, canhotinha de ouro, era um dos principais camisa 10 do futebol brasileiro da década de 60 e 70, na seleção de 70 formou o meio campo com Clodoaldo e Pelé. Considerado um dos maiores meias de todos os tempos no futebol brasileiro, atuou por Flamengo, Botafogo, São Paulo e Fluminense.

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 17 Mai 2018
O João Sem Medo

João Saldanha foi técnico da Seleção Brasileira na eliminatória para a Copa do México de 70, mas demitido do cargo a menos de três meses da competição após polêmicas com o presidente da república da época.

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 03 Mai 2018
Os divinos: Domingos e Ademir da guia

Os da Guia fizeram história no futebol brasileiro. Domingos foi ídolo nacional e líder da Seleção Brasileira em 1938 e Ademir, seu filho, era um célebre meio-campista que foi injustiçado na seleção de 1974. 

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 19 Abr 2018
O príncipe Etíope Didi

Didi foi um dos jogadores de futebol mais celebres e elegantes que o mundo já viu jogar, campeão da Copa do Mundo de 1958 na França, eleito o melhor jogador e apelidado pela imprensa daquele país de Monsieur Football.

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 05 Abr 2018
Nelson Rodrigues e o nosso complexo de vira-latas

Nelson Rodrigues foi um cronista esportivo que misturou elementos da dramaturgia no futebol e suas crônicas publicadas em jornais de grande circulação nos anos 1950 a 1970 também contribuíram para transformar muito jogador de futebol em ídolo nacional.

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 22 Mar 2018
Leônidas da Silva: o Diamante Negro

Leônidas da Silva era o maior craque da Seleção Brasileira na Copa da França de 1938, foi o artilheiro e eleito o melhor jogador e "empresta" seu apelido ao chocolate "Diamante Negro", produto existente no mercado a 80 anos.

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 08 Mar 2018
Os Imbatíveis: Pelé e Garrincha

Armando Nogueira certa vez escreveu "o Pelé era um atleta e Garrincha um artista", sintetizando como essa dupla se completava, juntos eles nunca saíram de campo derrotados vestindo a camisa da seleção brasileira, com um aproveitamento impressionante de 90%.

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 22 Fev 2018
Barbosa o injustiçado

Barbosa, foi considerado um dos grandes goleiros da era romântica do futebol, um dos destaques da seleção brasileira na Copa de 50 e apontado como um dos principais protagonistas do maracanaço.

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 08 Fev 2018
O roubo da Jules Rimet

O roubo da taça Jules Rimet na sede da CBF no Rio de Janeiro em 19 de dezembro de 1983, rendeu aproximadamente dois quilos de ouro, muito dinheiro e impunidade aos ladrões e aos dirigentes da CBF da época muitas explicações as autoridades. Como explicar, a original exposta e a réplica guardada?

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 25 Jan 2018
Fenômeno Esportivo

Fenômeno Esportivo Teófilo Pimenta 24 Jan 2018