Antes de morrer, viva!


ViverViver É atribuído a Bryan Dyson, ex-presidente da Coca-Cola, um discurso de despedida do cargo. Um discurso curto, mas de grande profundidade. 
 
Disse ele que devemos imaginar a vida como um jogo em que você esteja fazendo malabarismos com cinco bolas no ar. Essas bolas simbolicamente são: seu Trabalho – sua Família – sua Saúde – seus Amigos e sua Vida Espiritual, e você terá de mantê-las todas no ar.
 
Logo você vai perceber que o Trabalho é como uma bola de borracha. Se soltá-la, ela rebate e volta.
 
Mas as outras quatro bolas, Família, Saúde, Amigos e Espírito, são frágeis como vidros. Se você soltar qualquer uma dessas, ela ficará irremediavelmente lascada, marcada, com arranhões, ou mesmo quebradas, vale dizer, nunca mais será a mesma.
 
Você deve entender isso: tem que apreciar e esforçar para conseguir cuidar do mais valioso.
 
Trabalhe eficientemente no horário regular e deixe o trabalho no horário. Gaste o tempo requerido à sua família e aos seus amigos.
 
Faça exercício, coma e descanse adequadamente. E, sobretudo, cresça na sua vida interior, no espiritual, que é o mais transcendental, porque é eterno.
 
Shakespeare dizia: “Sempre me sinto feliz, sabe por quê? Porque não espero nada de ninguém”. Esperar sempre dói. Os problemas não são eternos, sempre têm solução. O único que não se resolve é a morte. A vida é curta, por isso, ame-a!” 
 
Viva intensamente e pense nisso:
Antes de falar… Escute!
Antes de escrever… Pense!
Antes de criticar… Examine!
Antes de ferir… Sente!
Antes de orar… Perdoe!
Antes de gastar… Ganhe!
Antes de se render… Tente de novo!
 
ANTES DE MORRER… VIVA!


Camoes Ribeiro do Couto Filho  - Jornalista e Radialista, membro titular da Academia Taubateana de Letras