"Tenho medo do homem de um só livro."


"Para aqueles que têm fé nenhuma explicação é necessária. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível”, uma frase notável de Santo Tomás de Aquino (1225-1274), proclamado Doutor Angélico, por ter conseguido, com palavras simples durante sua vida trazer a realidade do “Eterno”, próximas do nosso precário entendimento.

Este incrível ser humano, quando ainda estudante foi apelidado por seus colegas de “Boi Mudo”, por que era, digamos, “gordinho e muito quieto”. Olhando sua trajetória percebemos a realidade explicita de que, o ser humano mais deve ouvir e observar, do que se antecipar e se manifestar.

Iniciei falando de fé, porque nunca se viu e ouviu tanta descrença nas pessoas, sinceramente, tá difícil até a convivência. Está cada vez mais complicado. Já estou quase partindo pra “manifestação”. É um exercício constante de controle e paciência.

Pra cada lado que se vira, há sempre um individuo revoltado de plantão, e o pior, sempre com as respostas prontas, firmemente convictas e amparadas especialmente pelo “Google”. A discussão acirrou, o argumento fracassou, ou necessita de apoio, pronto! Chama o “Google”!

Comecei a analisar, porque tanta revolta nas pessoas, por que tanta descrença. É certo que motivos não faltam, temos estatísticas de tudo que é ruim e pra todo lado, e se faltar argumento, é só chamar o “Google”, escreve lá...

O ser humano está carente, solitário, sentindo-se passado pra trás, abandonado e precisa chamar atenção! Precisa ser notado, ser visto. “Ô coitado”! Está entregue por completo, não têm mais jeito! As coisas parecem que não vão mudar. O que fazer então?

Primeiro passo, se não podemos com eles, juntemo-nos a eles!
Duvide também de tudo! Isso mesmo! Duvide de tudo! Questione! Chame o “Google”. Chamou?

Então Duvide de novo! Isso mesmo duvide! Pois “quem tudo responde, pouco sabe”. Opa! Agora fiquei duvidando mais ainda?

Questão conceitual, se ”quem tudo responde, pouco sabe”, então, o “Google”, também não é plenamente confiável... E aí?

Estou confuso mesmo? Espera um pouco, com cuidado! Já sei, vou pesquisar de novo no “Google”, deve ter algo confiável...

É isso! “Tenho medo do homem de um só livro” (Santo Tomás de Aquino).

Boa semana!

Alexandre Faria – Consultor de Negócios

anuncio