Selfie de Girassol


Na minha cidade está uma febre, “selfie” na plantação de girassóis e publicar no Facebook. É irresistível: “selfie” só, com a família, com a pessoa amada, com os amigos. Até música em grupo para os girassóis. Isso me levou à curiosidade de prestar mais atenção nos girassóis e também nas pessoas...

Na mitologia grega Clytia ou Clície é uma ninfa que se apaixona por Hélio (Apolo em alguns relatos) o deus sol. Ao ser preterida, uma tristeza profunda toma conta de seu coração, que sem beber nem comer, durante dias se alimenta apenas de suas próprias lágrimas.  Fixada no chão, durante o dia não desviava olhar do sol seguindo-o desde nascente ao crepúsculo. Durante a noite seu rosto voltava-se para o chão e triste chorava. Com o tempo seus pés criaram raízes e Clície transformou-se numa linda flor, o girassol (Helianthus annus ou flor do sol).

O Girassol sempre foi exemplo de força, resistência, robustez e beleza, sem fugir do seu destino e de seu objeto de amor, o sol. Até quando o céu está nublado repete o movimento determinado e contínuo.

Buscamos um lugar ao sol, é dito popular antigo, mas o tempo passa, os conceitos e a ciência mudam e não creio hoje ser o Girassol uma unanimidade de melhor exemplo a seguir. Obcecado e melancólico, entre a euforia do dia e a dor da noite, repetindo a cada dia o mesmo gesto em sentido compulsivo, sem questionar ou esboçar qualquer desejo de mudança. Fixo e confinado.

Observe que para a sociedade, a política, religião e as vezes até na família se cobra, exige o modelo de pessoas com perfil Girassol: determinadas, focadas, enraizadas na sua “missão”, de comportamento parametrizado, conscientes de seu destino, necessariamente lindas, de auto brilho, atléticas, muito bem elaboradas e pré-determinadas, como resultados de um “coaching” de muito sucesso. Pessoas cuja sensação é a existência breve e incompleta (girassol dura no máximo cem dias).

Olhe a plantação de girassol, todos olham na mesma direção e sentido. O ser humano deve ser assim? Não é o diferente e o subjetivo de cada um, que nos assemelha?

Triste para o Girassol não é a eternidade de uma noite de tristeza e lágrimas, mas, na brevidade de seus dias, não questionar o sentido de sua existência.

Frases da pessoa Girassol: “Sempre foi assim”! “Meus pais que querem”! “Isto é o melhor para meu filho”! “Não tem outro jeito”! “Minha religião é certa”! “Meu time é melhor”! “Não vai mudar”! “Deus quis assim”! E por aí vai...

Para o ser humano olhar todos na mesma direção é cada um sentir-se livre para escolher à sua direção, o seu sentido!

É difícil, mas não impossível arrancar e mudar a mais profunda raiz, mesmo que tenha sido regada e alimentada com muitas lágrimas!

Girassol livre, não segue o sol, colhe dele a energia que precisa, valoriza a noite e suas riquezas, não volta ao passado, mas rompe no presente as amarras passadas, para então seguir em frente, no sentido.

Você que ama, Girassol, não mudará seu amor, primeiro e único, de pés e pernas que caminham, uma mente que pensa o coração que sente, na medida suficiente.

Paz e bem! Feliz “selfie Girassol”

anuncio