"fica em casa, eis que estou à porta"...

"Fica em Casa", volte-se para a "casa interior"!


Fica em casa! Uma determinação! Período de isolamento! "Quarentena"! Tempo de Pandemia, algo nunca visto antes! Assustador! A luta no mundo dos países infectados em defesa da vida, contra ameaça do Covid-19. No início na China, parecia algo distante, mais uma notícia como tantas, mas que, em pouco tempo, de forma devastadora estaria tão próximo de nós.

Sentimento de ameaça, insegurança e medo mesmo, particularmente, foi o que senti, 10 dias atrás, quando fui ao aeroporto encontrar os filhos que voltavam do trabalho que realizavam na Europa, e que tiveram que interromper bruscamente por causa da ameaça eminente do vírus. Quando os avistei, foi uma mistura de alivio e alegria, mas nem sequer pude abraça-los, embora estivessem muito bem de saúde. Recolhemos as malas, desocupamos os carrinhos, parecia uma operação de guerra, as pessoas andando rápidas, de máscaras e algumas de luvas. Levei-os para o apartamento onde moram, e lá estão bem (isolados), por precaução de quarentena, enquanto aguardamos a oportunidade de estarmos juntos, esperamos, em breve! Amém!

Hoje (22/03) em casa, diante dos canais de noticiais, assistimos perplexos o avanço do coronavírus pelo mundo, e pior, não está mais tão longe, pode estar ali fora...

Várias cidades já em quarentena no Brasil, comércio e templos religiosos fechados, celebração de cultos neste domingo pela Internet ou Facebook, para levar conforto, esperança e paz para as famílias, algo inusitado, quem imaginaria! Uma comoção geral, diante da ameaça que se aproxima...

O fruto deste sentimento de descontrole, é visível, se sente em todos os lugares e se vê especialmente nas Redes Sociais, como Facebook, ou nos Grupos do Whatsapp, na forma de um grande volume de mensagens, vídeos, banners, áudios, transmissões, uma verdadeira avalanche...

Ao mesmo tempo, que vem uma informação de utilidade pública, vêm vídeos de notícias tristes do exterior (caixões de mortos na Itália, ou o comboio para o crematório de milhares de pessoas), e de repente, as vezes, da mesma pessoa ou Grupo uma mensagem, vídeo de piadas (todas de muito mal gosto) sobre o Covid-19 e a situação de "Quarentena" imposta!  Alguns tentando se mostrar criativos, alegres, tanto quanto sem noção, pois, onde está o humor?

E pior, se prolifera outro grande mal, as chamadas "notícias fake", pois, não há filtro, ou tolerância, por parte de muitas pessoas, "é só uma gripezinha" ou, é o "anjo exterminador que passa à porta, espreitando os umbrais", para cumprir a justiça divina, poupando só os escolhidos". Conclusão, se espalha também uma pandemia de pânico!

Também, tudo parece contribuir, onde chefes de governo (não são todos) em pronunciamentos, afirmam que "enfrentamos uma guerra, com um inimigo invisível", defendem seus pontos de vistas, criam decretos, tomando decisões políticas e protocolares de saúde, isto em diversas línguas, desde oriente até o ocidente, mas com uma determinação em comum: "fiquem em casa"!  

Aqui para nós ("ficar em casa"), talvez esteja aí o castigo (Isolamento social) para algumas pessoas...É claro que as consequências são terríveis, especialmente para a economia, o "custo de parar" como tanto ouvimos, é imensurável! Mas, e aí? Dá para mensurar o quanto vale uma vida? De um possível membro de nossa família, comunidade. Hoje mesmo assisti uma reportagem sobre a Itália, um depoimento, de que muito provável, todo italiano, tenha um parente, amigo ou conhecido que foi a óbito por infecção do Covid-19. Isto é assustador!

Vemos tudo pela TV, a mesma que transmitiu ao vivo, para o mundo em 11 de setembro de 2001 o ataque as Torres Gêmeas, onde também entramos em pânico (Início da internet), mostrando ao vivo, o que seria a "terceira guerra mundial", sofremos, convivemos, e que depois passou...

Mas voltando ao Covid-19, "fica em casa", é uma boa oportunidade de estarmos juntos de quem se amamos, ou ao menos, deveríamos...

Vai passar! Coincidência, ou providência estamos próximos do "tempo da pascoa" para os cristãos, que é passagem para vida nova!

Oportunidade de aprender que não é possível viver só de aparências, mas, que são necessárias ações verdadeiras e concretas de amor e respeito ao próximo, e isso vale para todos: políticos, autoridades, religiosos, ricos e pobres, jovens e idosos, sem distinção! É delírio, pensar diferente...

"Fica em Casa", volte-se para a "casa interior"! É uma boa oportunidade para construir amor e solidariedade, momento de cuidado de Si, e dos Outros!

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo " (Apocalipse 3,20).

Deus nos ajude! Amém

José Alexandre Faria

anuncio