Olá Visitante | Cadastre-se | Esqueci a senha
 

Buscar por                 Todos

Facebook Twitter Youtube rss InstagramPinterest

Artigo do Bem

15/04/2017 19h55  |  Alexandre Fária | Credito da Foto : Divulgação

"A Páscoa de cada um, de cada outro!"

"No principio era o Verbo e o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus" (João 1,1), uma breve e humilde reflexão de Pascoa, de passagem:

A Religião tem um sentido, religar (latim religare) o humano ao divino. Entendemos então que em dado momento, perdeu-se esta ligação, e que por mais que se esforçasse a humanidade, os povos, cada qual a sua maneira, em seu tempo, não obtiveram êxito desejado.

O Verbo veio ao mundo, como a luz que visita as trevas, separou o dia da noite, o Verbo Amor, Palavra: "Deus é Amor" (I João 4,8).  Só o amor, poderia ligar-se ao Amor, em todos os sentidos: palavra, toque, pele, ouvidos, olhos, em cada relação, nos múltiplos papéis humanos.

É assim desde o principio do humano, não nascemos gente, somos constituídos no amor, no cuidado. Amor que é a metáfora por excelência, energia, alimento, laço, vinculo, suporte e sustento. Amor que afeta, dá sentido aos sentimentos, aos desejos, afeta pela frustração, apresentando o não e possibilitando o sim.

No principio de cada um, em cada fase da construção humana, o amor é elo, luz que ilumina as trevas do desamparo, da angustia, alimento que preenche o abismo da ansiedade.

Na infância O recebemos impresso, fruto do cuidado dos que estavam a nossa volta Na adolescência O descobrimos como algo necessário e indispensável, que se completa com o encontro, o reencontro do Outro. O adulto será aquele que vive sua própria impressão.

Não é fácil ser humano adulto, as passagens de fases, nem sempre foram suficientes de amor, tivemos perdas e lutos, e perdas são mortes. Por isso a morte é algo tão devastador, interrompe a possibilidade de preencher o vazio, mantém o abismo. 

Na ressurreição de Lázaro (João 11,39) foi necessário que seus amigos, com “cuidado” removessem a enorme pedra do sepulcro, soltassem as amarras para que pudesse acordar da morte, como no principio de todos nós, que não conheceríamos o amor, onde os nossos cuidadores foram essenciais.

Na ressurreição de Jesus (João 20, 1-31), não precisou que removessem a pedra do sepulcro, o sudário ou as faixas. Jesus removeu a enorme pedra e como luz nas trevas, ressuscitou, vencendo a morte, realizando a travessia completa e suficiente, pois para a vida humano precisamos do amor suficiente, que mantém as relações e definem os papéis.

Que “impressão”, temos de nós ou em nós mesmos? Desejamos chegar às próprias impressões? Como nos apresentamos, enquanto figuras humanas? Nos papéis que representamos: filhos, amigos, namorados, esposos, profissionais, cidadãos?

Há inúmeras descobertas por fazer, cada um com sua individualidade, com sua humanidade, e uma única certeza, caminhamos juntos, um precisando do outro, como Lázaros, nesta passagem para o “tópos” desejado onde jorra amor em suficiência...

Feliz Páscoa, Feliz Passagem!

José Alexandre Faria
Consultor em Gestão de Negócios
Psicanalista em Formação-APVP.

Clique e assista Alexandre Faria: “Feitos um para o Outro”: 
https://www.youtube.com/watch?v=UC1UtLo4no8
https://www.youtube.com/watch?v=D37045tH4OE

Outras Colunas :
Visite nosso site : http://churrascariagramadosp.com.br/
Visite nosso site : http://brasiaudio.com/
Visite nosso site : http://www.teleseguros.com.br/
Visite nosso site : http://www.lojapecasauto.pt
Visite nosso site : https://www.facebook.com/profile.php?id=100011140771017
Visite nosso site : https://www.facebook.com/estampariasilkecia/?fref=ts
Visite nosso site : http://www.andradecasaeconstrucao.com.br/
Visite nosso site : http://motopinda.com.br/
Visite nosso site : http://erkmagazine.com.br
Visite nosso site : http://www.modenafiat.com.br/
Visite nosso site : http://estreladeprata.com.br/
Visite nosso site : http://valeempresarial.com.br/wp-content/uploads/2017/05/VE-maio-2017_ed.77-web.pdf
Visite nosso site : http://www.vilellaimoveis.com.br/
Visite nosso site : https://pindamonhangaba.sp.senai.br/
Visite nosso site : http://metamateriaisconstrucao.com.br/
Visite nosso site : http://supermercadoexcelsior.com/ofertas/
Visite nosso site : http://aaferroviaria.com.br/site/
Visite nosso site : http://www.acipinda.com.br/
Mapa do site
Desenvolvido por CMC Multimídia | Tel.: (12) 3645-2300 / 3522-2400 | Cel: 9 9112-8686
Copyright 2001-2017 - CMC Multimídia - Todos os direitos reservados
Carregando...
Produto incluído no carrinho com sucesso!