Seleção Brasileira de Judô estará em Pinda para primeiro treinamento do ciclo Tóquio 2020

Atletas estarão na cidade entre os dias 22 e 28 de janeiro, entre eles Rafaela Silva, ouro no Rio




A Seleção Brasileira de Judô estará em Pindamonhangaba, entre os dias 22 e 28 de janeiro, para o primeiro treinamento de campo nacional, atividade que marca o início do novo ciclo olímpico para Tóquio 2020.

Para esse treinamento, foram convocados 18 atletas, destaque para os medalhistas nos Jogos Olímpicos do Rio, Rafaela Silva - que conquistou o ouro na categoria 57kg, Mayra Aguiar e Rafael "Baby" Silva, ambos medalhistas de bronze. Além dos 18 atletas da seleção principal, mais 27 classificados para a seleção pela seletiva, que acontece no dia 14 de janeiro, em Osasco, também integrarão o grupo em Pinda.

"
Esse treinamento concretiza o início do nosso trabalho em 2017 já visando ao Mundial de Budapeste e, a longo prazo, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Será um treino importante para começarmos a trabalhar com as novas regras e também para conhecermos os novos integrantes da seleção que passarão pela seletiva do dia 14", explica Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Além dos treinamentos técnicos e físicos, os atletas também serão preparados pela comissão técnica para as novas regras implantadas pela Federação Internacional de Judô, em novembro. As primeiras competições internacionais começam em fevereiro com as disputas dos Abertos Europeus de Odivelas (Portugal), Sófia (Bulgária), Roma (Itália) e Oberwart (Áustria), além do Grand Slam de Paris e do Grand Prix de Dusseldorf.

O treinamento acontecerá no Colonial Plaza Hotel, que investiu na reforma e preparação de suas dependências para receber os judocas, cobrindo quadras e aumentando a parte de musculação e condicionamento físico para os atletas. Uma parceria entre o hotel, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB).



Convocados
Para compor a seleção feminina foram convocadas as judocas Nathália Brígida (48kg), Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Sarah Menezes (52kg), que se apresentará, pela primeira vez, em sua nova categoria desde que decidiu subir do peso-ligeiro (48kg) para o meio-leve (52kg).

A equipe masculina será formada por Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg), Victor Penalber (81kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Eduardo Bettoni (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg) e David Moura (+100kg).


*Com informações da Confederação Brasileira de Judô