Correios lançam selo e carimbo em comemoração aos 45 anos de Ilha Solteira


Os Correios lançam no dia 1º de outubro, às 19h, no Centro de Convenções Nara Lúcia Nonato, Praça dos Paiaguás, s/nº – Centro, em Ilha Solteira (SP), selo personalizado e carimbo postal comemorativo dos 45 anos de história da Estância Turística de Ilha Solteira.

O lançamento das peças filatélicas é uma iniciativa do prefeito municipal de Ilha Solteira, Bento Carlos Sgarboza, que solicitou aos Correios a confecção do selo personalizado e do carimbo comemorativo alusivos ao aniversário da cidade.

O selo personalizado é uma peça filatélica produzida pelos Correios, com o qual as pessoas interessadas, físicas ou jurídicas, têm a oportunidade de personalizar suas correspondências, tornando-as um veículo difusor de suas imagens, mensagens e marcas representativas.

Sobre o Selo
A peça que marca os 45 anos da Estância Turística de Ilha Solteira é composta por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional. Na segunda parte, de autoria do artista Claudio Lauro, a peça estampa uma fotografia aérea panorâmica da cidade, mostrando a área urbana, e ao fundo o Rio Paraná, a Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, e a Ilha que deu origem ao nome do município. Completam o conjunto visual os dizeres: Estância Turística de Ilha Solteira – SP – 45 anos – outubro 2013 – 18ª MELHOR CIDADE DO BRASIL (referente a colocação do município no ranking nacional de IDH).

Foram produzidos 1.260 selos personalizados, os quais serão utilizados nas postagens de correspondências da administração.

Sobre o Carimbo
O carimbo comemorativo, também de autoria do artista Claudio Lauro, apresenta ao centro, dois símbolos importantes para a cidade: a Caixa D’água, que devido ao seu tamanho e característica peculiar acabou se tornando um monumento e referência, e a estrela de 20 pontas, que representa as 20 turbinas da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. Acima dos símbolos, os dizeres: 45 anos, em referência ao aniversário do município.

Ao redor, em círculo, os dizeres: 18ª MELHOR CIDADE DO BRASIL – Correios – Estância Turística de Ilha Solteira – SP – 1º a 30.10.2013 (referente ao período de circulação do carimbo).

Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Ilha Solteira (Alameda São Paulo, 193 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após o dia 30/10, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).

Breve Histórico
Ilha Solteira localiza-se no extremo noroeste do estado de São Paulo, na divisa com Mato Grosso do Sul, na margem paulista do Rio Paraná, logo abaixo da confluência com o rio São José dos Dourados, na região de Araçatuba.

A cidade de Ilha Solteira foi construída em razão do enorme contingente de mão-de-obra necessário à construção da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, do longo prazo para a execução das obras e da ausência de infra-estrutura urbana de apoio, próximo ao local.

Seu nome é originário de uma pequena ilha (Ilha Solteira) formada após o alagamento da região devido à construção da usina.

A Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira é a 3ª maior do Brasil, com 3.230.000 KW de potência final. A cidade possui uma população estimada em 25 mil habitantes, segundo o IBGE de 2011, e está em 18ª colocação no ranking nacional de IDH, sendo 10ª no estado de São Paulo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilha Solteira).