O talento vale mais que um título acadêmico


Muitas empresas perdem por estarem travadas por regras, deixam verdadeiros talentos restritos sem poder desenvolver seu potencial.O que faz uma empresa resistir ao tempo é o que ela gera de lucro, e isto acontece através do trabalho de cada profissional e não de regras.A flexibilidade é uma arte no gerir, assim enxergar um potencial e ser justo com este, é investirna saúde da empresa.

Um exemplo:
Imaginem Steve Jobs concorrendo a uma vaga em uma empresa sem utilizar sua fama,apenas seus títulos acadêmicos na área de TI, ou pertencendo a uma grande estrutura como um profissional preso ao seu perfil acadêmico.Quanto desperdício de talento seria. E muitas empresas não percebem este tipo de fenômeno. O segredo é identificar estes talentos e lhes dar condições e ferramentas para desenvolver um bom trabalho.
A primeira ideia que vêm na mente da gestão é querer que este profissional retornasse ao banco escolar para se adequar com títulos. Impor algo assim pode acabar prejudicando o rendimento, pois, sobrecarregar a mente e o corpo deste profissional pode por tudo a perder pelo estresse.Quando alguém é talentoso, este já procura os conhecimentos que lhe compete, ele sabe o
que será mais útil para suas finalidades.O profissional talentoso se reveste da sábia economia de energia, e este sabe administrá-la como ninguém.

O modismo fala tanto em pensar fora da caixa, mas a primeira coisa que faz é criar caixas e trancar as mentes através de regras rígidas. É um contra senso.Regras são muito importantes na área de segurança, pois é a proteção da integridade humana, as demais qualidades devem ser avaliadas e flexibilizadas.O progresso puro acontece fora das regras.