Anderson Cabral: "Nenhum resultado de fato é alcançado se o comprometimento do cliente não for integral desde o início do processo".


Anderson Cabral - profissional na area de coachingAnderson Cabral - profissional na area de coaching

Profissional de coach em entrevista para a coluna Inside fala de técnicas do processo onde o trabalho se resume em alcançar objetivos na vida do cliente e sobretudo chegar ao sucesso.

 

Anderson Cabral é natural de Aracaju-SE. Mas foi em São José dos Campos que ele viveu por muitos anos criando raízes em nossa região. Graduado em história com especialização em Marketing pela FAAP e gestão de pessoas pela UNIFEI, Cabral agora segue um novo rumo em sua vida profissional. Especializou-se em desenvolvimento e comportamento humano, utilizando o método coaching. Residindo em São Paulo,  atende diversos profissionais de diferentes áreas sempre na busca da evolução pessoal e profissional.

 

Sabemos que o "coach" é um profissional especializado em desenvolvimento humano. Seria uma forma de trabalhar o presente para construir o futuro? A procura de empresas por esse tipo de profissional aumentou muito nos últimos tempos. O que faz exatamente um coach?

O coaching é uma metodologia relativamente nova no Brasil mas, já ha muito tempo difundido na Europa e nos EUA. Existe uma grande confusão por parte de muitas pessoas com relação ao que vem a ser o coaching, onde muitas vezes é confundido com terapia ou psicoterapia. De maneira geral tanto a terapia quanto na psicoterapia, trabalham com foco no problema dos seus pacientes e nas causas do mesmo, ou seja, com foco no passado. Já o profissional de coaching trabalha como seus clientes a partir das suas necessidades de desenvolvimento pessoal e comportamental, ou seja, com foco no presente e na solução dos problemas para o futuro. Quando pensamos em coaching como metodologia podemos dizer que seria o mesmo que se utilizar de ferramentas e perguntas poderosas que buscam apoiar os "coachees" (clientes em um processo de coaching) dentro do processo e levá-los de um "Estado Atual" para um "Estado Desejado", promovendo reflexões profundas e mudanças de estado comportamental com o objetivo de alcançar melhores resultados em várias áreas da sua vida, sejam elas pessoais ou profissionais.

A procura das empresas por profissionais de coaching vem aumentando a cada ano em função da forma estruturada que se dá o processo de coaching no que diz respeito ao desenvolvimento de competências a serem desenvolvidas e aprimoradas por muitos profissionais. Nossos maiores clientes são os Departamentos de Recursos Humanos que hoje, são encarados de forma extremamente estratégica dentro das organizações e, sendo assim, buscam na metodologia do coaching uma forma efetiva de trabalhar seus executivos no que diz respeito ao desenvolvimento de competências necessárias para sua atuação e que devem estar alinhadas com o planejamento estratégico das empresas das quais fazem parte.

Quem pode contratar um coach?

Eu trabalho especificamente com duas modalidades de coaching, sendo o Life e Execuitve. O Life Coaching, tem como objetivo atender pessoas que estejam interessadas no seu desenvolvimento pessoal e profissional com foco em comportamento. Já o Executive Coaching tem o objetivo de trabalhar em conjunto com empresas e organizações e, tem o foco mais voltado para o desenvolvimento e aprimoramento de competências necessárias para a melhora da performance profissional. Desta forma, tanto pessoas fisícas quanto jurídicas podem contratar um profissional de coaching, desde que esteja claro e definido o objetivo para o qual a metodologia será aplicada, evitando assim que se deixe de alcançar os objetivos esperados. É bastante comum vários clientes me procurarem para tratar de assuntos profissionais dentro de um processo de Life Coaching, assim como muitos profissionais liberais buscam no Executive Coaching uma forma de melhorar suas competências de maneira a conseguir uma melhor performance em suas áreas de atuação.

De uma forma geral, quais as dificuldades encontradas nos profissionais atendidos pelo coach?

No meu escritório a demanda tem sido maior para trabalhar assuntos relacionados a transição de carreira, melhora da performance profissional e desenvolvimento de liderança. No entanto, o coaching pode apoiar no desenvolvimento comportamental de qualquer pessoa e, em qualquer situação. O que ocorre algumas vezes é do coachee demonstrar características muito fortes e que só podem ser trabalhadas em um processo terapêutico. Desta forma, eu costumo interromper as sessões e encaminhá-lo para um profissional especializado. Isso costuma ocorrer, porque o coaching é uma metodologia voltada para resultados e muitas vezes o cliente no processo, não esta de fato preparado para seguir em frente por precisar resolver questões mais profundas e limitantes onde apenas um psicólogo ou terapeuta poderá ajudá-lo.

Que tipo de trabalho motivacional um coach faz?

O coaching não trabalha com foco em motivação, muito embora o cliente (coachee) acabe se automotivando dentro do processo uma vez que passa a perceber seu potencial e, como pode ter melhores resultados ao passar a olhar para o mundo a sua volta de forma diferente. O coaching abre um mundo de possibilidades novas além de promover uma quebra de paradigmas que inevitavelmente acaba por levar o cliente a ação e consecutivamente este se sente cada vez mais motivado para seguir em frente em sua vida.

Normalmente, quanto tempo dura o trabalho com o cliente?

Para clientes que me procuram para processo de Life Coching, normalmente isso ocorre em 08 sessões estruturadas de 1h a 1h30 cada uma, sendo a primeira sessão para alinhamento de expectativas onde eu também aplico alguns testes que me possibilitam definir se o coachee (cliente) em questão está preparado para o que virá pela frente. Já no caso do Executive coaching se a procura for feita por um cliente pessoa fisíca o processo também dura 08 sessões (podendo ser extendido se for necessário) e, se for para trabalhar in company com executivos, o processo pode durar de 06 a 08 meses aproximadamente.

Quando que o cliente começa a perceber o resultado do trabalho?

Costumo dizer que o coaching não faz mágica. A metodologia e o profissional que se utiliza dela, neste caso o coach, dependem 100% do envolvimento do cliente. Nenhum resultado de fato é alcançado se o comprometimento do cliente não for integral desde o início do processo. Já tive casos de clientes super comprometidos que nas primeiras sessões já puderam perceber mudanças significativas em seus comportamentos fazendo-os evidenciar a eficácia do processo. Sendo assim, cada caso é um caso e os resultados do processo podem acontecer de forma diferente para cada um. Não existe uma regra para isso. A única regra é que para que algo de positivo de fato ocorra, o cliente (coachee) em processo de coaching tem que estar de fato comprometido com a melhora do seu desenvolvimento.

Como o início do novo ano, qual a sua dica para um profissional que procura novos desafios diante do mercado de trabalho?

Muito bem, eu costumo dizer que nossa vida é como uma casa. Muitas vezes deixamos formar a maior bagunça e, não sabemos por onde começar a organizar tudo. E muitos me perguntam por onde começar? Eu respondo dizendo do começo, mas de forma organizada e planejada! Desta forma, olhando para o mercado de trabalho, para aqueles profissionais que procuram por novos desafios minha dica é procurar estudar e entender a nova área que se está querendo atuar, reveja também seu curriculo, cursos, formação entre outros aspectos que sejam necessários e importantes e reflita. Será que eu tenho tudo o que é necessário para me lançar neste tipo de desafio? Se não, pergunte-se o que eu preciso fazer agora para estar de fato preparado? Uma vez feito isso, fica mais fácil elaborar uma estratégia que servirá para que o plano de ação possa dar a base necessária para atuar de forma diferente no mercado de trabalho e com isso ter sucesso. No etanto, o planejamento não pode ficar apenas no campo das ideias. O ideal é escrever tudo e tangibilizar desta forma tudo que será necessário para chegar aonde se deseja, revendo os dados, realinhando expectativas e inclusive prevendo obstácuos que podem surgir no meio do caminho.